Rede MPL:

Fórum Motociclismo  

Ir Para Trás   Fórum Motociclismo > FÓRUM MOTOCICLISMO > MECÂNICA DE MOTOS
Perguntas Frequentes Membros Grupos Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Responder

Ferramentas do tópico
Antigo 14-05-07, 21:57:02   #1
a pedais

xtz 750 super tenere's Avatar

Data de Registo: May 2007
Por Defeito problemas com Super tenere

Boas
sou novo aki no forum assim como tb sou tb aadquiri a minha moto á pouco tempo?
tenho algumas questoes para colocar no forum, para ver se alguem me consegue ajudar!?
a minha moto, uma xtz 750 super tenere de 90, tem um problema, quando começa a ficar quente, começa a engasgar-se um pouco, não subindo de regime como era esperado que fizesse,e se a deixo, depois de quente, ao relanti, vai-se a baixo aos poucos,e se tento acelarar,então morre por completo!!!
ah; esqueci-me de dizer k há algum tempo e por falta de experiência lhe pús oleo a mais quando ela nao precisava nem de um pouquinho;resultado;por burrice,tive que mudear as velas pq estavam a deixar passar pouca corrente!!!e outras coisas mais!
obrigado por lerem esta enorme msg,fico á espera de noticias vossas(que não sejam"deita o chaço fora )
OBRIGADO e boas curvas
xtz 750 super tenere está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Links Patrocinados:

Antigo 14-05-07, 22:28:41   #2
75 cc

IronMan's Avatar

Unhappy

Começa pela afinação dos carburadores. Pode ser que tenhas sorte.
A seguir, é necessário saber se a corrente de ignição está em condições.
Eu não conheço bem o sistema de ignição, mas pode haver ajuste do ponto de ignição e é conveniente ver.

Custa a pegar em frio?
Se sim, estás com um problema...
Tenta fazer um teste de compressão. Esperemos que não precise de ser rectificado. Oxalá esteja enganado...

A questão do óleo não tem obrigatóriamente a ver com isto. Mas o facto é que os segmentos o deixaram passar para a câmara de combustão. Não sei se o sistema tem válvula limitadora de pressão de óleo. Se não tiver é normal que ele passe. Se tiver a ficar "gripado" tambem acontece...

Vai por partes, na ior situação vais ter de abrir o motor. Mas não é caso para a deitar ao lixo! Depois fica nova!

Abraço!

Última edição por IronMan : 14-05-07 às 22:35:06
IronMan está offline   Responder com citação
Antigo 15-05-07, 11:14:16   #3
a pedais

Por Defeito

boas!!!
a mota em frio pega muito bem,tanto é que só em frio consigo po-la a andar correctamente, porque depois, quando já está quente, se a deixo ficar ao relanti,começa a pouco e pouco a ir a baixo, e se acelelo,(seja rapido ou devagar) ela vai completamente a baixo!
sei que é complicado sem ver as coisas perceber o que se passa e tentar arranjar alguma solução, e desde jà agradeço a sua disponibilidade e vou tentar começar por estes tópicos que me apresentou!
mais uma vez obrigado
Antigo 15-05-07, 11:39:34   #4
PDC
Moderador

PDC's Avatar

Data de Registo: Apr 2007
Por Defeito

Isso vale sempre a pena arranjar porque é mota para nunca mais acabar.

Qual foi a quantidade de óleo a mais?
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 16-05-07, 22:05:35   #5
a pedais

Por Defeito

foi uma modica quantidade de 3 litros
o problema é que ela quer em quente quer em frio nunca mostrou pinga de oleo, outra coisa que me faz pensar, disseram-me que poderia ser um problema numa valvula de retorno?!
e sobre o facto de ela em quente nao funcionar bem, nao poderão ser os filtros do ar que se tenham sujado com oleo?
obrigado, e boas curvas!!!
Antigo 18-05-07, 11:11:03   #6
75 cc

IronMan's Avatar

Por Defeito

Pode sim senhor! Pode ter havido retorno pro filtro de ar.
O óleo foi queimado. Por isso é que as velas isolaram!
Antes de mais precisas de tentar resolver o problema com afinação do motor.
Seja nos carburadores seja na parte electrica.
IronMan está offline   Responder com citação
Antigo 27-05-07, 18:43:54   #7
a pedais

Por Defeito

mandeia minha centralina para arranjar, parece que o problema da
afinação vinha quase todo daí, muito apesar de ter o filtro bem sujo,como aliás tmbém o carburador!!!vamos lá ver se é desta que a minha mulinha fica impecável!!!
muito obrigado
Antigo 01-08-07, 21:33:43   #8
125 cc

Por Defeito Centralina....?????

Citação:
Originalmente Colocado por xtz 750 super tenere Ver Post
mandeia minha centralina para arranjar, parece que o problema da
afinação vinha quase todo daí, muito apesar de ter o filtro bem sujo,como aliás tmbém o carburador!!!vamos lá ver se é desta que a minha mulinha fica impecável!!!
muito obrigado
Vais-me desculpar mas se não me engano a tua mota é de carburadores, não de injecção.......logo não tem centralina. Consegues-me esclarecer?
lutu está offline   Responder com citação
Antigo 02-08-07, 13:17:41   #9
250 cc

Por Defeito

Deverá querer dizer cdi...
Mas no meu ponto de vista, o pegar bem (mas depois ter problemas) pode indiciar filtro de gasolina sujo e gicleurs sujos/entupidos. Nestas motos com alguma idade e muita capacidade de depósito é natural que os carburadores sofram com a presença de resíduos no combustível.
Boa moto! Quantos km tem?
Telmo Big está offline   Responder com citação
Antigo 06-08-07, 19:48:19   #10
125 cc

Por Defeito Um chaço?

Tens mas é uma grande mota que te dura bastante se quiséres, não entendo porquê é que a Yamaha a descontinuou, só podem ser burros, para depois fazerem "nados mortos" tipo Venture, Buldogs ou MT-01.

Agora sempre gostava de ter novidades da tua mota, porque essa do problema estar todo na centralina (CDI) não me convenceu.
Se me quiseres esclarecer agradecia,.....é que pode ser que também te possas esclarecer a ti próprio, isto é, podes ter levado uma bela "duma banhada de mais um aldrabão".
Abraço e boas curvas.
Antigo 07-08-07, 14:45:24   #11
PDC
Moderador

PDC's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por lutu Ver Post
Vais-me desculpar mas se não me engano a tua mota é de carburadores, não de injecção.......logo não tem centralina. Consegues-me esclarecer?
Toda a mota tem centralina (acho eu). É o que distribui a corrente pela mota.

Estarás a confundir com injecção electrónica?
Antigo 07-08-07, 20:12:08   #12
75 cc

Slyder's Avatar

Data de Registo: Jul 2007
Por Defeito

Estive a procurar na infinidade de revistas que há aqui por casa e encontrei um comparativo da moto em questão.

A revista é de Dezembro de 1993 ( Motociclismo ) , por isso não sei se haverá muitas diferenças com a moto de 1990 mas de qualquer maneira aqui fica :

Yamaha XTZ 750 Super Tenere

Motor : 2 cilindros em linha, 4T, refrigeração liquida
Distribuição : Dupla árvore de cames, 5 válvulas por cilindro
Cilindrada : 749 cc
Diâmetro x Curso : 87 x 63 mm
Potencia Max. : 70cv/7500 rpm
Binário : 5.8/5250 ( kgm/rpm )
Taxa de compressão : 9.5:1
Alimentação : 2 carburadores Mikuni de 38mm
Ignição : Digital
Arranque : eléctrico
Embraiagem : multidisco em banho de óleo
Caixa de velocidades : 5
Transmissão secundaria : por corrente
Quadro : duplo berço em aço
Suspensão dianteira : forquilha telehidraulica , bainhas de 43mm, curso de 235mm
Suspensão traseira : monoamortecedor monocross, curso de 215mm, regulavél em pré-carga da mola e extenção do hidráulico
Travão dianteiro : 2 discos de 245mm, pinças de 2 pistões paralelos
Travão traseiro : disco de 245mm, pinça de 2 pistões paralelos
Pneu dianteiro : 90/90-21
Pneu traseiro : 140/80-17
Comprimento : 2285mm
Distância entre eixos : 1505mm
Altura do assento : 865mm
Peso a seco : 195kg
Capacidade do depósito de combustível : 26 lt.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
Cumps.
Boas curvas.

Última edição por Slyder : 07-08-07 às 20:21:34
Slyder está offline   Responder com citação
Antigo 08-08-07, 07:54:05   #13
250 cc

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post

Motos de carburadores têm um CDI, que nada é do que um comando da ignição electrónico, com um pickup na cambota ou volante magnético e eventualmente um sensor de abertura da borboleta. A regulação da mistura é puramente mecânica.

As Motos de injecção tem centralina, que controla injecção de combustível e ignição. É um microprocessador.

A corrente é controlada pelo regulador de tensão em ambos os casos.
Antigo 08-08-07, 10:05:55   #14
PDC
Moderador

PDC's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Telmo Big Ver Post
Motos de carburadores têm um CDI, que nada é do que um comando da ignição electrónico, com um pickup na cambota ou volante magnético e eventualmente um sensor de abertura da borboleta. A regulação da mistura é puramente mecânica.

As Motos de injecção tem centralina, que controla injecção de combustível e ignição. É um microprocessador.

A corrente é controlada pelo regulador de tensão em ambos os casos.
Estou então a confundir com o regulador de tensão, ou rectificador de corrente.
Antigo 08-08-07, 10:08:52   #15
250 cc

Por Defeito

Motas "velhas" fala comigo
Antigo 09-08-07, 09:42:59   #16
PDC
Moderador

PDC's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Telmo Big Ver Post
Motas "velhas" fala comigo
Velhos são os trapos. Algumas velhas se ainda se fabricassem tinham sido a minha escolha.
Antigo 09-08-07, 11:47:57   #17
75 cc

Slyder's Avatar

Data de Registo: Jul 2007
Por Defeito

Citação:
Velhos são os trapos. Algumas velhas se ainda se fabricassem tinham sido a minha escolha.
Tens toda a razão, tenho uma Suzuki Gsx-R de 1991 com 60000 km e ainda esta aí para as curvas.

Por vezes é bom ver-mos alguem a olhar para a nossa moto e comentar " olha, esta é velhinha mas é das boas" (Góis 2002).
Atenção, não estou a dizer que as outras não são boas e até muito melhores.

Cumps.
Boas curvas.
Slyder está offline   Responder com citação
Antigo 10-08-07, 18:01:14   #18
125 cc

Por Defeito A centralina

Citação:

Por abuso de linguagem, e muito desconhecimento à mistura, confunde-se a centralina com um CDI.
A centralina é a vulgar ECU (Electronic Control Unit), ou seja, o "computador" que as motas de injecção têm e que é utilizado para receber, processar e coordenar um vasto conjunto de dados, por outro lado o CDI (Capacitor Discharge Ignition) é apenas uma bobine de ignição cuja temporização do sinal enviado para a vela é "comandado" pelas caracteristicas capacitivas de um condensador (um pleonasmo necessário).
O termo de injecção electrónica vem exactamente do facto de, por um lado termos um injector, e por outro termos uma "electrónica" (a ECU) que comanda os tempos de "abertura" desse injector, daí a injecção electrónica.

O que "distribui" corrente pela mota são dois componentes fundamentais; o alternador (ou o dínamo, nas mais antigas) e a bateria. Antigamente, e nas motas sem injecção a bateria podia ser dispensável, porque pegava do kick ou de empurrão.
Uma mota de injecção pega de empurrão se tiver um pouco de carga, mas a iniciativa pode custar uma centralina (bem mais cara).

Já agora e à laia de conselho, não entreguem uma mota com injecção a um tipo que vê onde há corrente com um busca-pólos.
Antigo 15-08-07, 09:57:08   #19
a pedais

Thumbs up

boas!!!
estive desligado algum tempo e lamento por não ter respondido antes as vossas questões...
estou muito contente com a minha "nova" super , os problemas, de entre outros,eram os seguintes:
faltavam umas borrachinhas que não deixavam o oleo ganhar pressão e fazia com que ele andasse sempre perdido no motor e nas tubagens;
mais mais grave, tinha rampas de carburadores de uma TDM850 ou seja incompativeis pois tinham avanço relativamente ao funcionamento do motor 750 da super tenere...foram arranjadas umas usadas e ficou tudo como novo.aproveitou-s a abertura do motor a mudaram-s as agulhas que já estavam gastas e também a corrente de distribuição(a que está dentro do motor!)
o mecanico, foi super atencioso, correcto e profissional a quem for desta zona aconselho vivamente MOTOSUCIA (Sr Magalhães) perto do Arco de Baúlhe na estrada Nacional 206, quem vai de Fafe para o Arco, +- 6 km após a Gandarela de Basto.
peço desculpa por poder utilizar termos pouco correctos e pouco técnicos mas isso é apenas culpa da minha pequena ou nenhuma formação nesta area...
ja agora o CDI era o que eu queria dizer quando disse centrlina...
muito obrigado a todos que me prestaram a sua ajuda
Obrigadão e boasss curvasss
Antigo 15-08-07, 10:21:37   #20
a pedais

Thumbs down

a minha burrinha tem 26000 no conta km mas com sinceridade acho que quando a comprei ja lhe tinham fanado alguns ! nao considerava ter feito uma má compra no inicio visto que quando experimentei parecia boa em tudo, excepto na pintura que ja ne era a original e estava um pouco velha; mas os problemas não terdaram a aparecer e no total, para a por mais ou menos ao meu gosto e o melhor possivel a nivel mecânico, a mota que inicialmente me tinha ficado por cerca se 1450E ficou no final por cerca de 2600, isto sem pintar pois vou deixar isso para o subsidio de Natal pq o de férias ja se foi convém dizer que neste preço está incluida uma top case replica da GIVI mas muito mais baratucha e um pneu para trás...
e agora estou á procura de 2 luzes(conjunto completo)para a frente porque as minhas já estão um pouco gastas! é que na yamaha queriam 120E por cada uma que rubo, quase morri quando mo disseram na yamaha em guimarães, mas preferi sorrir e sair de fininho com a carteira bem fechada...
obrigado e boas curvas
Responder

Ferramentas do tópico

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado

Hora GMT. Agora são 23:34:25.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.