Adeus Minipan e bem-vinda Zarolha!
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 13 de 13

Título: Adeus Minipan e bem-vinda Zarolha!

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito Adeus Minipan e bem-vinda Zarolha!

Bem... agora com 34607 km's venho dizer o que acho desta mota.

Porque comprei a mota:
    Na altura de trocar a Thundercat, com perto de 60.000 km's e porque se avizinhava uma revisão grande, pois teria de trocar kit de transmissão, pneus e outros trâmites, fui procurar no mercado o que haveria mediante o que necessitava. Eu fazia alguns passeios e com pendura, logo bagagem teria sempre de ter, a mota era usada TODOS os dias, fizesse chuva ou Sol, logo teria de ter para além de bagagem, um consumo baixo e revisões mais baixas (prometido pelo vendedor e que verifiquei mais tarde ser mentira), a mota precisava logicamente de possuir top case e malas laterais para levar todo o meu material... para ser estreita que não atrapalha-se andar no trânsito citadino só havia a Deauville.

A Deauville esteve na mira, antes de comprar a Thundercat, mas na altura era... FEIAS, após a introdução das últimas alterações a mesma ficou muito mais bonita e tornou-se uma substituta da Thundercat.

O bom:
    - Consumos, é uma mota poupada desde que seja conduzida para poupar. Basicamente em AE se não se ultrapassar os 100 km/h se tivermos cuidado com as acelerações, fazendo um percurso maioritariamente em AE conseguimos uns consumos à volta dos 4,0 lts/100 km's ou menos;

- Manutenção... a revisão mais barata que tive até hoje foram de 72,00€, ou seja, a última e a primeira, de resto as contas ultrapassavam os 100€, chegando mesmo a ultrapassar os 300€.

- Condução citadina, é muito fácil de conduzir, não é mais difícil de conduzir que uma CB500 (pelo menos para mim), parada mexe-se muito bem, a não ser que estejamos numa posição em que o pé mal toque no chão, aí a coisa complica e parece que ela devido à sua altura não se acanha de nos querer mandar ao chão;

- Em viagem, é confortável para o condutor, possui bastante espaço para bagagem e uma boa autonomia, os seus perto de 20 litros com uma condução poupada chegam bem para nos levar do Porto até depois de Portalegre por nacional;

O mau:
    - Altura do assento ao chão, pode ser complicado e é mesmo, para pessoas com uma perna mais curta conseguirem controlar a mota parada ou em baixa velocidade, pois a altura, que a mim me parece exagerada para uma mota de estrada, faz com que a mesma possua um centro de gravidade muito estranho.

- Velocidade... quem vier de uma mota que ande mais e que goste de puxar um pouco de vez em quando, é para esquecer, com pendura numa estrada recta e plana dá 180km/h, se a estrada descer consegue chegar aos 200km/h mas aí passa a ser mais estupidez que coragem, pois nota-se bem que a mota não oferece a segurança de outras.

- Suspensão, é boa para andar devagar sozinho, com pendura e independentemente da afinação da suspensão a mota mais parece um barco, principalmente em curva... mas diz isto quem veio de uma Thundercat, pois quando confrontei o vendedor ele estranhou eu queixar-me até ao ponto que disse a mota que tive e ele basicamente disse isto: Pois... isto é uma mota completamente diferente, não tem nada a haver com uma Thundercat e por isso a suspensão não oferece a mesma estabilidade. Na Thundercat a pendura nunca se queixou da suspensão, a não ser em Madrid aquando da passagem por cima de um buraco à entrada de um viaduto que a mota até levantou a traseira, já na Deauville, estando mais dura ou mais mole a suspensão a pendura queixa-se do impacto seco que sofre na coluna na passagem de buracos.

- Segurança na travagem, tendo em conta os avanços tecnológicos, esperava que esta mota tivesse uns travões melhores, pois com peso torna-se uma tarefa um pouco difícil e por vezes assusta travar em cima do acontecimento, coisa que (mais uma vez comparando e injustamente) na Thundercat mal se accionava os travões a mota colava ao chão.

- Os plásticos, a mota possui praí três ou quatro tipos de plástico diferentes, que com o tempo e uso faz com que se note num ápice que os mesmos são de qualidade diferente e alguns vê-se mesmo que são plástico fraco, é bom quem comprar a mota que pense em andar semanalmente pelo menos a cuidar dos mesmos com produtos próprios para disfarçar os mesmos.

- Relação qualidade preço, acho que a Honda não deveria cobrar tanto pela mota, pois por pouco mais consegue-se uma Suzuki GSX1250FA que é uma mota totalmente diferente e apesar de nunca ter conduzido uma, penso ser uma excelente aposta e sem dúvida melhor alternativa à Deauville, com o senão de se pagar mais seguro e IUC (daí também na altura ter considerado a cilindrada da Deauville).

E chegou o fim deste relato, a Era da Deauville terminou!

Após uma briga que tive com a mota e conversarmos os dois, chegamos à conclusão que o melhor seria cada um ir para seu lado...

Posto isto...

Apresentamos a V/ Ex.as... a Zarolha!

Mal se viram ficaram logo amigas...

É uma mota muito simpática, mas algo nervosa... com uma sensação fantástica de suavidade.

Vamos devagarinho que está na rodagem!

Toca a atestar...

Rabinho lindo. Quando os meus pais viram esta traseira ficaram loucos :lol:

E após os primeiros 120km's percorridos, apresentamos a Niska à Zarolha, parecem dar-se bem. A Niska tratou logo de lhe dizer que veio para bom lugar, não é de se estar parado muito tempo, já as motas do lado... essas é só inveja, porque nunca andam.

E claro... foi uma sensação tão boa voltar aos comandos de uma mota deste tipo, a sensação não tem paralelo, as curvas são fantásticas, nem as sentimos, o barulho do motor é sensacional, a serenidade em aceleração, o ir a 30km/h em 6ª acelerar e ela ir toda contente por lá fora. Agora é rolar.

"V"
    Andar de mota é uma arte e cair.... faz parte!!
    Serzedo é a minha terra, Fábio Pereira o meu nome!
    http://www.mototurismoadois.pt.vu - Mototurismo? Aqui está o porquê!! - www.motosedestinos.pt.vu

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

A minipan não é mais do que uma utilitária com alguma proteção aerodinâmica e capacidade de carga. Daí que sejam naturais as suas limitações. Agora o preço de aquisição e das manutenções é que já não são tão aceitáveis.
    Rei morto, rei posto!
    Espero que a zarolha, vulgo fazer, te traga ainda mais coisas boas e sem dúvida que a prefiro à outra. Em termos estéticos e de eficácia de motor e dinâmica é outro mundo.
    Vejo que a foste buscar ao mesmo sítio onde faço a manutenção da mt. Talvez passe por lá no sábado para mudar as lâmpadas de médios e máximos da minha. Se tiveres de passar por lá, combinamos uma hora e ficamos a conhecer melhor as meninas dum e doutro, e aproveitamos para tomar um café!
    Muitas felicidades para a nova montada!

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Se a Zarolha se portar tão bem como a Mercúrio... opa, opa, teremos a mota perfeita.

Não sabia que também ias à Motofundador, este Sábado não vai dar, eu vou amanhã e estarei lá por volta das 17h30m para entregar os documentos da antiga (ficaram esquecidos na carteira) e colocar a protecção do depósito.

Mas quando lá for a uma revisão eu apito a ver se a malta se encontra.P.S.: Grande canhão a MT-01, uma mota mesmo fixe.

"V"
    http://www.mototurismoadois.pt.vu - Mototurismo? Aqui está o porquê!! - www.motosedestinos.pt.vu

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Combinado!
    Bom fds e aproveita para desfrutar da mota!

600 cc knight250's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Parabens pela mota nova Serzedo e que te proporcione muitos e belos passeios para relatares aqui á malta!
    A fazer é realmente uma mota bonita e , sim tem um rabo jeitoso!!!
    Fica bem!

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Obrigado.

Ontem foi dia de dar uma voltinha com a Zarolha:
    Para já, apenas tenho a dizer bem, o motor desenvolve que é uma maravilha, apesar de ainda não ter chegado aos 100km/h, mas nota-se bem a diferença para a Deauville, a aceleração é simplesmente uma serenidade, sem tremeliques ou vibrações por locais que nem sabíamos que existiam.

Fiquei muito contente com o facto de não ter de ir ao concessionário após os primeiros 100km's, o que aconteceu com a Deauville para procederem a uns re-apertos.

A Pendurinha também só diz bem, pois volta e meia pergunto como vai o passeio atrás e dela só ouço falar bem, as costas dela sofrem muito menos, pois a Deauville apesar do aspecto turístico fastigava as costas da pendura nos buracos batendo com o amortecedor no fundo e não era por falta de afinação, pois já se tentou de tudo e chegou-se à conclusão que (dito pelo próprio concessionário da Honda)... "sabe como é, a Thundercat era outro tipo de mota, esta suspensão é assim mesmo!" e em curva nem se fala, a segurança é algo sem comparação.

Já o ABS precisa de habituação, pois quando ele liga é mais bruto que a Deauville, mas depois é mais suave, são coisas mesmo diferentes.

Para já o consumo ainda não é coisa que me possa pronunciar, pois os primeiros depósitos são sempre complicados, mas comparando com a Deauville a média não andará distante, uma vez que com 270km's está ainda a um traço de entrar na reserva (equivalente a quando peguei na Deauville a primeira vez).

Este pneus traseiro é qualquer coisa:

Hoje levei a menina a conhecer os Bombeiros Voluntários da Aguda:

Depois fomos ao Sr. da Pedra, em Arcozelo... mas muitas vezes a localidade é dita apenas como Miramar que é uma freguesia de Arcozelo!

Coisa mais linda!

E dei-lhe a conhecer a Sta. Rita, que fica em Ermesinde...

E era hora de vir embora para descansar!

Hoje fui colocar o protector do depósito a Guimarães... claro que se aproveitou e fomos até à Penha dar um giro.

Primeira média, conforme já se sabia não ia ser das mais baixas, mas 4,93lts/100km não foi nada mau.

"V"

125 cc luigi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Epá... eu gosto. E é das duas Parabéns pela nova compra.

Sempre gostei também da Deauville. Esteticamente falando, claro, porque não tenho experiência de condução com ela. E por acaso andava a pensar numa coisa dessas para quando um dia despachasse a diversion.

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Isto depois só lá vai do gosto de cada um, mas em termos de turística para dar umas voltas e ainda teres motor para puxares um bocado, o dinheiro é mais bem empregue na FZ6 com malas, até porque ganhas mais em segurança a nível de travões e suspensão.

"V"

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Belo passeio!
    Conheço muito bem a marginal de Gaia, mas prefiro fazê-la de bicicleta, só corre mal quando há nortada, no regresso.

Não passaste dos 100kmh por alguma razão?

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Só não passei dos 100 km/h devido a estar em rodagem, agora que passou os 500 km's já chego aos 120km/h, para ir aos pouquinhos, assim mantenho-me dentro dos valores que a Yamaha aconselha.

"V"

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Está explicado!

600 cc Macavenco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Boas.
    Uma mudança, a meu ver, bastante agradável já que da Deuville não posso dizer que a ache bonita Mas essa questão do preço das revisões é estranho, até porque as normais, se não houver nada de extraordinário a fazer, costumam ser valores por valores razoáveis. Foi alguma coisa fora do normal?

Em relação à Fazer, votos de muitos e excelentes quilómetros com ela, certamente será uma boa companheira, mais não seja pelo aumento de conforto só pela mudança. Até pensava que ela não se vendia este ano (este modelo em particular), devem ser as unidades finais de stock, e logo por aí deve-se conseguir um bom preço.

Já agora, tiveste de colocar dinheiro ou o valor da Deuville chegou?
    Honda CBF 600 SA
    Cheap to keep. Built to last. Fun to run.

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Obrigado.

As revisões numa teve a mota de levar a mesa da direcção, noutra foi fazer qualquer coisa no veio de transmissão (eles disseram ser normal), de resto era o óleo e travões, filtro do ar... sei que só óleo tive apenas duas revisões, nas outras havia sempre algo mais que a mota precisava.

Efectivamente a Fazer já não se vende este modelo, foi mesmo uma que estava lá encostada, tive de colocar algum dinheiro, mas nada de estrondoso, acho que foi uma troca justa, uma vez que eles queriam escoar uma mota que já não se vende e eu queria algo mais dentro do que me satisfazia.

Agora a mota já passou os 2200 km's, estou super contente e a pendura também, nada mesmo a apontar... a não ser que sabe bem demais sentir a força que ela manda mesmo sem puxar pelo acelerador.

"V"