Ajuda em escolha - Primeira mota
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 20 de 30

Título: Ajuda em escolha - Primeira mota

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito Ajuda em escolha - Primeira mota

Boa noite, eu em tempos já me apresentei aqui neste forum inclusive abri um tópico, mas coisas acontecem e tive que adiar a compra da minha mota.

Que idade tens e que carta tens? 23 - AP (Todas)
    Que altura tens?1.75
    Que experiência tens, fora a da escola de condução? Tenho uma Casal 4
    Que tipo de motas gostas? Naked/ Desportivas
    Irás andar com pendura? Com que frequência? Não irei
    Precisarás de levar alguma carga? Com que frequência? Não
    Andarás só com calor ou também com tempo menos bom e até com chuva?so com bom tempo? Todo o ano
    Farás tiradas em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacional
    Que orçamento tens, descontando já cerca de 300 a 500€ para o equipamento mínimo necessário? 3000€
    Já tens alguns modelos definidos que gostes? Hornet 600 e CBR 600 F Sport

Certo que algum tempo passou assim como algumas opiniões e gostos.
    Ora no fim de pensar com a cabeça e coração as minhas escolhas recaem para duas motas a CBR 600 F Sport e a Hornet 600, ambas do ano 2001-2004 pois é o que os 3000€ que tenho disponiveis me permitem.
    Ora posto isto estou num dilema pois sei que são exelentes e em seguida vou colocar o meu ponto de vista sobre cada uma:

CBR 600 F Sport - Gosto muito da mota, principalmente na cor mais comum vermelha e preta, sei que nao é uma RR logo nao dá para grandes aventuras, é boa a curvar, e já me disseram que "permite erros que noutras motas podem te levar ao chão", tem uma posição de conduçao minimamente confortavel pois não é uma R e que é bastante linear a curvar.

Hornet 600 - Como naked nao permite grandes aventuras de velocidade, dizem que é tem boa ciclistica, e motor de guerra, disseram-me á pouco tempo que era um pouco falsa, mas que nada que um bom pneu resolvesse, sei que muita gente aconselha esta mota para primeira mota, dai o sei valor um pouco sobrevalorizado para o ano dela.

Sei que são motas com um carisma diferente, e sei que para primeira mota deve-se começar com uma naked, eu gosto bastante das duas, mas no fundo eu acho que so comecei a olhar para as naked mais porque todos diziam que era a melhor forma de começar, mas agora vejo que existe algumas desportivas que não são de todo a pior opcção para começar.

Peço que ajudem nesta dificil escolha e me corrijam em algum ponto de vista em que esteja incorrecto, apelo à vossa experiencia para me ajudarem.
    Desde já agradeço a quem lei este pequeno testamento.
    Obrigado

1000 cc jorges's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

A hornet, não te permite grandes aventuras ao nível de velocidades porque não tens qualquer proteção aerodinâmica e levas com o vento todo, mas por outro lado tens uma posição de condução mais levantada, como tal consegues ter mais conforto. A cbr é precisamente o contrário, tens proteção aerodinâmica mas vais mais curvado. Quanto ao andamento apenas depende de ti, mas a hornet despacha-se bem até aos 200km/h, mas não aguentas lá muito tempo .

Sinceramente, entre uma e outra, vai para a que mais gostas .

Cumps

1000 cc FrogOnWheels's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Bem o Jorge disse tudo, só acrescento que em caso de azar sai mais em conta na Hornet!

De resto o coração vai sempre ganhar á razão!
    "Bring it on!!"

------------------Boas Curvas----------------

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Acho que não deves restringir a compra a dois modelos, que "até partilham" a mecânica...

Só para teres uma ideia, a minha ex z750 de 2005 foi vendida por cerca de 3mil aérios e tinha cerca de 10 mil kms.

Não quero com isto impingir-te uma kawa, até porque não ganho nada com isso

Pretendo apenas dizer que há muito mais oferta para lá da marca das asas, igualmente válida e mais recente!

Porque não um meio termo entre as duas que apresentas, uma fz6 fazer?

Cump.

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Acho que não deves restringir a compra a dois modelos, que "até partilham" a mecânica...
    Bem visto, a menos de queres imperativamente uma destas duas, convém não descurar as restantes.

De resto, tudo foi dito pelos que escreveram antes de mim.

Eu prefiro-as nuas...

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post

Só para teres uma ideia, a minha ex z750 de 2005 foi vendida por cerca de 3mil aérios e tinha cerca de 10 mil kms.

Não quero com isto impingir-te uma kawa, até porque não ganho nada com isso

Pretendo apenas dizer que há muito mais oferta para lá da marca das asas, igualmente válida e mais recente!

Porque não um meio termo entre as duas que apresentas, uma fz6 fazer?

Cump.
    Agradeço a todos desde já, Ice eu adoro a kawa z750 mas o modelo que adoro é aquele que levou o facelip em 2006 ou 2007 nao sei precisar e desse ano as coisas mudam de valor, o que me torna impossivel comprar uma dessas, digo que segui um utilizador nao sei agora quem foi que tinha uma hornet e passou para uma z750 e só disse maravilhas XD, e se eu tivesse mais €€ com certeza que era uma z750. Quanto a fz6 fazer acho a mota feia XD yamaha so a xj6 mas nao sei muito sobre ela e pelo visual acho que prefiro a hornet.

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por maycry Ver Post
    Agradeço a todos desde já, Ice eu adoro a kawa z750 mas o modelo que adoro é aquele que levou o facelip em 2006 ou 2007 nao sei precisar e desse ano as coisas mudam de valor, o que me torna impossivel comprar uma dessas, digo que segui um utilizador nao sei agora quem foi que tinha uma hornet e passou para uma z750 e só disse maravilhas XD, e se eu tivesse mais €€ com certeza que era uma z750. Quanto a fz6 fazer acho a mota feia XD yamaha so a xj6 mas nao sei muito sobre ela e pelo visual acho que prefiro a hornet.
    Provavelmente quem passou de uma hornet para a (2ª) z fui eu.

Se não gostas da Fazer, tens a sempre a fz

Mas se estás mesmo decidido, pouco há a fazer

A hornet é um modelo que cumpre, mas pelo preço pedido por uma consegue-se outros modelos/marcas mais recentes/superiores.

Cump.

500 cc plemos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Viva,

Antes mais, concordo com o que todos referiram antes:
    - talvez não seja má ideia abrires o teu leque de opções.

Claro que eu não tenho nada contra a Hornet, antes pelo contrário!
    E foi (e é ainda!) a minha primeira mota, e com tal estou bastante satisfeito.

Mas entretanto tenho experimentado outras motas e por vezes, algumas acabam por nos surpreender imenso! ...umas pela positiva, outras nem por isso!

Quero com isto dizer que, talvez não seja nada má ideia fazeres uns "test-drives" antes de te decidires. Porque para além da estética, certamente vais querer te sentir confortável e te divertires em cima dela...

Abraços!

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Pois sinceramente yamaha nestes modelos de naked sinceramente nao me diz muito, e sobre kawazaki z750 de 2004-2005 o que me podem dizer sobre essa mota?

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

E recentemente falei com uma pessoa que já teve muitas motas e disse-me que a pior que teve foi a Hornet, disse-me que era muito boa de motor

levezinha e que permitia muita brincadeira, e que peca pela travagem devido a ser leve o que torna falsa de frente e desaconselhou-me mesmo que eu

fizesse essa compra. E aconselhou-me a z750 .

Parece-me que todos os caminhos vao dar á z750 (2004-2005), e disse que a 750cc acabam por ser uma mais valia,pois nao é tao nervosa como as 600 nem tao potente como as 1000,

acabava por ser mais controlavel pois tem umas boas baixas e medias resta agora saber

algumas opiniões sobre essa mota e encontrar uma dentro do orçamento.
    Última edição por maycry : 08-05-13 às 04:58:15

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Podes dar uma vista de olhos nos diários de bordo que tenho de cada uma delas. Há por lá informação espalhada que vale a pena ler

Eu também não gostei da hornet, mas não foi por qualquer debilidade da travagem, entre outros aspectos. Aliás os modelos onde se sentia que tinham "pouco travão" foram os 1ºs modelos, os que vinham de origem com jante de 16".

Acho que foi em 2000 que saíu o modelo com algumas alterações, onde esse problema (e outros...) foi corrigido. Logo motos de 2000 para cá não sofrem desse problema.

O que eu não aprecio na hornet é a sua fragilidade ciclistica. A minha na pequena queda que tive, ficou impropria para consumo...

Para agravar, temos uma moto que não se destaca em nenhum aspecto, e custa sempre mais que as outras, o que a mim faz alguma confusão...

A Z750, tive uma de 2004 e tive uma de 2005, ou seja iguais até na cor

Em minha opinião é uma moto mais completa. Tem mais força em baixas, sobe de rotação com alegria quase desde o relanti e tem uma estocada final que dá prazer!

O proprio som do escape, falando de motos de origem, é muito mais agradável

Não é uma moto mais dócil que as 600, nem de perto. É mais pesada (e sente-se nas manobras) e obriga a ter contenção no punho até 3ª, para não fazer tipo rossi quando saí das curvas. Neste aspecto a hornet é mais fácil.

A Z tem um painel de instrumentos digital, com mais informação, que quanto a mim encaixa que nem uma luva no espirito da moto, trava melhor embora a acção seja mais esponjosa, é muito mais precisa em curva (fruto também do superior peso) e tem um quadro como deve de ser.

A última que tive, teve pelo menos duas quedas (não comigo), uma para cada lado e estava tudo em ordem!

Tem injecção eletrónica. Embora mantenha o manipulo do ar (ou choque) eu nunca precisei de usar nas minhas. A manutenção é ela por ela, talvez tenha alguns componentes ligeiramente mais caros como a transmissão, mas nada que seja relevante...

Como defeitos da Z, aponto as vibrações constantes acima dos +-130 kms/h, a mim não chegavam a incomodar, mas estão lá, o pouco conforto para pendura, embora aqui a minha pendura sempre se tenha queixado mais da hornet por o banco ser escorregadio...

O pneu trazeiro tem tendência a gastar-se mais rapido

Não estou bem dentro dos preços agora, mas no ano passado pelo preço de uma hornet de 2000/2002 compravas uma Z de 2005!

É a minha opinião só por si subjectiva, acrescenta o facto das motos terem sido compradas usadas e já com alguns anos (excepto a 1ª Z que era moto de serviço).

Cump.

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Se eu tivesse dúvidas, ficava sem elas após o objectivo e fundado testemunho de experiência feito do ice!

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Muito obrigado. Pois realmente eu já li isso tudo XD a algum tempo, já reli e creio que as duvidas ficaram por terra e ainda bem.

Agora acho que resta mesmo é procurar e tentar encontrar uma boa z a bom preço. Agradeço a todos que aqui opináram

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

A minha ex foi vendida há 2 semanas por cerca de 3 mi €

Numa rapida pesquisa pela "biblia", anda tudo maluco com os valores pedidos...

Não sei qual é a tua pressa, mas aconselho-te a procurar bem que por certo vais encontrar uma z em condições dentro dos valores estipulados.

Vê anuncios de particulares

Cump.

500 cc plemos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por maycry Ver Post
    E recentemente falei com uma pessoa que já teve muitas motas e disse-me que a pior que teve foi a Hornet, disse-me que era muito boa de motor

levezinha e que permitia muita brincadeira, e que peca pela travagem devido a ser leve o que torna falsa de frente e desaconselhou-me mesmo que eu

fizesse essa compra. E aconselhou-me a z750 .
    (...)
    Viva maycry,

Não me espanta muito que a Hornet tenha sido a pior mota que alguém possa ter tido...
    Até porque, como já foi referido, é a 1ª.escolha de muitos (muitas das vezes erradamente!) e, como é óbvio (mais tarde) a mudar, quer-se mudar sempre para melhor!

O que quer que seja que "melhor" signifique para cada um: mais conforto, mais potência, mais aerodinâmica...

Mas agora atenção que a Hornet mudou bastante (como já aqui foi referido!) e poder de travagem não lhe falta (pelo menos no modelo de 2011).

Agora, quando se fala de ciclistica... bem isso é outra história e bem complicada! lol
    Mas o quadro tem as suas vantagens... e obviamente desvantagens como se referiu...

Claro que se pudesse ter um quadro bem mais resistente, mas mantendo as caracteristicas actuais da ciclista da hornet... era excelente! Mas algo me diz que provavelmente as coisas iriam, por mais pequenas alterações efectuadas, mudar!

Quanto à Z750, não posso falar... pois nunca conduzi nenhuma.
    A não ser que, não me importava de ter uma na garagem para experimentar lol

Mas para a parte do negócio só posso dizer que se tens dinheiro "vivo" acabas sempre por conseguir uns... descontos!

Boa Sorte na demanda!

1000 cc Leal's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Comparar a z 750 com qualquer roadster de média cilindrada (até as outras marcas acordarem para a realidade e começarem a apetrechar melhor as suas ofertas) é uma injustiça. A z foi um golpe de mestre em termos de estéticos, de ciclística, de motor e de preço. Conseguir dar um pouco mais em todos estes aspectos a um preço igual ou muito próximo dos outros fez com que a z reinasse durante muito tempo.

Um dos capítulos onde as motos melhoraram bastante foi sem dúvida a travagem, também não é muito justo avaliar ou comparar as travagens das motas mais antigas com a das mais recentes...

Também é verdade que as opiniões são apenas impressões que cada um de nós tem sobre um produto tendo em conta uma experiência pessoal ou uma ideia que fazemos de um produto.

A hornet sempre foi uma excelente mota e a mais recente está a anos-luz das primeiras, então em capítulos como os da ciclística ou travagem nem vale a pena falar...

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

plemos

Sim concordo com o Leal, acredito que agora tudo tenha evoluído e esteja a anos luz dos modelos em questão (2001-2005), como é óbvio os modelos

anteriores (normalmente) serão piores e menos desenvolvidos que os mais recentes.

ice

Parece que estou 3 semanas atrasado

Quanto á urgência, não é muita pois eu sei que quanto menos pressa tivermos mais motos vimos e assim escusamos de nos precipitar quando

queremos as coisas muito rapido, mas queria ver se lá para Agosto já tenho a menina

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Esta é só a pior altura para comprar moto. É quando estão mais inflacionadas...

Mas mesmo assim há por aí bons negócios. Procura com calma, vai acompanhando o olx e outros do género, pode sempre aparecer um bom negócio

Quanto à comparação mais antigas/mais recentes, tou totalmente de acordo com o Leal, excepto na parte cicllistica da Z. Não é nem munca foi grande referência, mas na verdade também nunca comprometeu... A fz por exemplo, era muito mais evoluída neste aspecto

As moto evoluíram muito e a hornet actual nada tem a ver com as aqui mencionadas. Aliás hoje em dia não há "más" motos

Cump.

50 cc
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Bom, este fim de semana andei a ver umas kawasaki's z750, pois bem encontrei uma que me baralhou um pouco as contas, estive a ve-la num

stand de motos Benimoto representante da suzuki kawa, yamaha etc, e passei por lá e perguntei por z750 tinham uma de 2009 fora das minhas

possibilidades e uma de 2005, essa ultima de cor azul contava com um dono que a comprou no mesmo stand onde se encontra novamente com a

quantia de 2500km (sim, não me enganei), toda original e 1 ano de garantia dáda pelo stand , ora o preço é que nao sei se é o mais convidativo eles

pediram-me 4500€ (negociaveis), pois com alguma troca de palavras sem compromisso eles disseram que me passavam para meu nome e ofereciam

algum material no valor de +/- 200€ (capacete) visto que eu nao tenho equipamento nenhum e faziam a revisao antes de me entregar.

Como disse anteriormente de momento soó tenho 3k€, mas como nao tenho pressa (2/3 meses) talvez consiga juntar suficiente. Agora gostava

que me dessem uma a vossa opinão sobre este negocio, eu sei que talvez encontre mais barato por ai (exemplo a ex do Ice) mas tem tao poucos km

que ainda "cheira a noivo" e depois tenho um stand com oficina de renome creio que nacional e ao pé de casa, agora será que tudo isto compensa?

Poderia tentar incluir no negocio um escape akaprovic, arrow ou yoshimura dos quais eles sao representantes?

PS. Para a semana vou fazer um Test-Drive pois este fim de semana não pude.

Obrigado a todos.

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Opinar sobre negócios não é facil. O valor está claramente inflacionado, mas pelo que dizes a moto está nova...

Por outro lado, por esse valor, já deves conseguir uma mais recente e os kms não dizem tudo sobre uma moto, sendo, quanto a mim, muito mais importante saber se ela fez a manutenção anual prevista...

Normalmente quem anda pouco acaba por descurar a manutenção.

E assim, vale mais gastar 2.500€ numa com mais idade/riscos/etc, mas ficar com uma almofada financeira que pode ser usada na manutenção durante muito tempo, ou para algum imprevisto.

Tenta ver se ele baixa o preço para uns 4.000 e oferece o tal material.

Senão, como tu proprios dizes, espera uns meses, deixa passar a "epoca alta", por certo vais conseguir muito melhor negócio. Mas falar é fácil o pior é o resto...

Cump.