Comissão Europeia exige estradas melhores
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 2 de 2

Título: Comissão Europeia exige estradas melhores

Moderador mo7ard's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito Comissão Europeia exige estradas melhores

Comissão Europeia exige estradas melhores

De vez em quando as notícias que recebemos sobre as intenções da Comissão Europeia (CE) deixam-nos de “pé atrás”, pois normalmente significam mais restrições às nossas liberdades. Mas desta vez é o contrário, pois a CE decidiu entrar em acção e “ameaçou” alguns países com acções em tribunal.

Concordando de certa forma que o estado das estradas europeias – e não só os excessos de velocidade dos condutores como alguns querem fazer crer –, são um dos factores mais importantes para a segurança dos condutores, a CE pediu a alguns países que melhorassem a segurança das suas vias rodoviárias. Bélgica, Bulgária, Irlanda, Grécia, França, Lituânia, Luxemburgo, Áustria, Polónia, Eslovénia e Eslováquia foram os países visados pela CE.

De acordo com as leis vigentes em território europeu “todos os países têm a obrigação de garantir a segurança das suas estradas transeuropeias”. Caso essa situação não seja cumprida, o resultado será um processo judicial no Tribunal Europeu de Justiça contra os incumpridores.

A directiva em questão é a 2008/96/EC que prevê ainda que sejam realizadas várias auditorias às estradas de cada país europeu, para que sejam destacados os pontos negativos dessas estradas, obrigando depois os respectivos governos a rever as suas políticas de segurança rodoviária. Um bom exemplo das melhorias que os países estão a realizar tendo em vista a segurança dos motociclistas, é a utilização de rails “amigos dos motociclistas”, com protecções específicas para evitar lesões graves quando ocorre um acidente.

Nesta lista de países que receberam o aviso da Comissão Europeia não aparece Portugal. Qual a sua opinião: será que as nossas estradas são seguras ao ponto de merecerem “nota positiva” dos responsáveis europeus? Deixe o seu comentário em baixo.

fonte http://www.motociclismo.pt/index.php...4425&Itemid=51
    Excelentes curVas...

mo7ard
    2009 - 2013 . Yamaha XT660Z Ténéré black
    (actual)
    2004 - 2009 . Suzuki GSX750F black

1000 cc
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Portugal de fora?!
    Acho que as nossas estradas estão uma miséria comparativamente com outros países, sei porque o meu pai é camionista e anda bastante lá por fora e eu inclusive já o acompanhei em alguma viagens.
    Um exemplo disso era a nossa nacional, quando sai-mos da A-E em Aveiras, agora já foi alcatroada, mas até à bem pouco tempo, meu Deus...
    Outro exemplo aqui em Lisboa é a estrada do Lumiar que vai desde o Museu Nacional do Traje até a Av. Cidade de Praga, parece que vamos em alto mar em num dia de tempestade...
    Mas como esta há muitas mais e em Lisboa então nem se fala e em sítios que supostamente são de atracção turística, por isso não sei como é que Portugal ficou de fora.