1º moto - Qual a melhor opção? 125 ou não?
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 20 de 23

Título: 1º moto - Qual a melhor opção? 125 ou não?

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito 1º moto - Qual a melhor opção? 125 ou não?

Boa tarde,

Tal como vocês sugerem respondi as referidas perguntas.

Passo a explicar o meu post, é o seguinte com esta historia da permissão de condução de 125cc para portadores de carta B, despertou-me um velho interesse por motas, assim sendo decidi adquirir uma, ai reside o meu problema, estou bastante indeciso entre:

comprar uma moto 125, tendo em consideração o seu baixo consumo, baixo preço, não necessitar de tirar carta e o facto de ser uma mota fraca uma vez que tenho aquele medinho (de quem n conduz motos e tem o respeito pelas maquinas que são) de me matar em cima dela

por outro lado reside a sede de ter uma mota mais a serio permitindo assim uma maior mobilidade e um maior prazer de condução, tendo em conta o alto consumo, o preço de uma usada ser idêntico a uma 125 nova e o facto de ter que tirar a carta que me vai custar cerca de 300€ o que também não é muito tendo em conta que me dará experiência de condução a qual não tenho.

Espero que possam dar as vossas opiniões com base na vossa experiência como condutores de motos.
    E assim ajudarem-me a decidir.

Agradeço desde já qualquer tipo de resposta construtiva.

• Que idade tens e que carta tens?
      25 carta B
    • Que altura tens?
      1.82
    • Que experiência tens, fora a da escola de condução?
      nenhuma
    • Que tipo de motas gostas?
      desportivas
    • Irás andar com pendura? Com que frequência?
      não
    • Precisarás de levar alguma carga? Com que frequência?
      não
    • Andarás só com calor ou também com tempo menos bom e até com chuva?
      Dependendo da aquisição de matéria impermiavel
    • Farás tiradas em nacionais, circulares, auto-estradas?
      Um pouco de tudo.
    • Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra?
      Sim, tendo em consideração o veiculo que se tenha.
    • Que orçamento tens, descontando já cerca de 300 a 500€ para o equipamento mínimo necessário?
      digamos 4.500€
    • Já tens alguns modelos definidos que gostes? Porquê esse/s modelos?
      Honda cbr 600rr 2006 ou 2007
      yamaha yzf 125r

Moderador PDC's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Hehehehe tens aquele "medinho" mas queres desportivas...

E olha que a YZF125 nem sei se está "incluída" porque a potência deve passar a permitida.

De qualquer das maneiras uma 125 é sempre uma escola excelente, até porque depois para tirares a carta é meio caminho andado.

Já consideraste uma trail?
    Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga.

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Sinceramente e por gosto pessoal uma trail não considero no máximo e falando de 125 uma cbf ou xl da Honda, sim realmente as desportivas é mesmo o que gosto, quando ao medinho penso que seja mesmo por nunca ter conduzido.

Quanto as 125 serem uma boa escolinha, também ja me tinham dito mas não sera igualmente bom tirar a carta de moto, falo isto porque ao preço que andam as 125 e mais algum, consegue-se comprar uma boa moto.

E é realmente isso que me deixa mais indeciso embora os consumos de uma 600 em relação a uma 125 são sensivelmente o dobro pelo que tenho lido.

Moderador PDC's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Tu vais usar a mota no dia-a-dia, para ir trabalhar, em cidade, etc? Ou é mais para passeios esporádicos?

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

O medo é coisa que passa num ápice, eu tirei a carta de mota e logo a seguir arranjei uma Yamaha Thundercat

Pelo que tu escreves, parece que vais comprar a 125cc e passado pouco tempo ficar farto e querer algo mais... penso que o melhor será tirares a carta e comprar logo uma mota maior

Até porque depois começas a gostar de mototurismo, e tá tudo tramado

"V"
    Andar de mota é uma arte e cair.... faz parte!!
    Serzedo é a minha terra, Fábio Pereira o meu nome!
    http://www.mototurismoadois.pt.vu - Mototurismo? Aqui está o porquê!! - www.motosedestinos.pt.vu

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

então e ja agora para ter uma ideia tambem alguém que me possa dizer os custos associados a uma honda 600rr contando com pneus revisões e tudo mais?

mais uma vez obrigado

125 cc Gavela's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por passat Ver Post
    então e ja agora para ter uma ideia tambem alguém que me possa dizer os custos associados a uma honda 600rr contando com pneus revisões e tudo mais?

mais uma vez obrigado
    Uma 600rr é uma superdesportiva, logo é uma mota para quem gosta de andar depressa e não é a mais indicada para andar devagar a passear.
    Portanto se é feita para andar depressa bebe...
    Os pneus também se vão depressa...um de trás talvez aí 8000 km e qualquer coisa como 180-200€.
    Um dianteiro talvez aí uns 13000 km e qualquer coisa como 150-160€
    As revisões são de 6000 em 6000km, e normalmente levam sempre a mudança de óleo e filtro, para depois nalgumas acrescentar as velas, pastilhas de travão, etc, etc, consoante o desgaste imprimido à máquina.

Resumido, eu diria que são máquinas para andar de vez em quando e não para fazer cavalo de batalha diário com muitos kms em cima, porque senão a carteira vai-se ressentir...

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Tinha ideia que as revisões já andavam a cada 10 mil kms...

Com os € que indicas não compras uma cbr de 2006/07. Com sorte talvez uma de 2002/03.

Também sou da opinião que uma desportiva não é de todo a moto indicada para andar devagar.

Acabas por andar nela com frequência os 1ºs tempos, depois ou trocas, ou encostas a moto e dá umas voltinhas de quando em vez...quem já conduziu uma desportiva sabe do que falo

Claro que há excepções...que só confirmam a regra

Cump.

Moderador PDC's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

CBF, GSXF, são motas igualmente carenadas e bonitas mas mais domáveis e muito mais confortáveis e práticas.

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Wink

Pois estou a ver que a cbr embora a mota que eu mais goste começa a não parecer a melhor opção terei de repensar melhor no assunto está visto.

Porque a principal intenção era começar a encostar o carro e começar a deslocar-me na moto.

Assim fico sem saber o que fazer outra vez

Hoje a ver se me vou inscrever na escola de condução

125 cc Gavela's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Pois estou a ver que a cbr embora a mota que eu mais goste começa a não parecer a melhor opção terei de repensar melhor no assunto está visto.

Porque a principal intenção era começar a encostar o carro e começar a deslocar-me na moto.

Assim fico sem saber o que fazer outra vez

Hoje a ver se me vou inscrever na escola de condução
    Dentro da CBR tens a 600F que não é tão radical como a 600RR. A posição de condução já não necessita de ser tão debruçado sobre a máquina, porque a altura dos avanços em relação à altura do banco é um pouco mais elevada e apresenta também um pouco melhor de protecção aerodinamica.
    Digamos que já permite circular em estrada numa posição mais confortável e em velocidades de passeio 100-110 km/h com relativa economia.
    É uma mota na mesma para andar em estrada aberta e não para andar em cidade ou ritmo smuito lentos porque nestas condições a pressaõ sobre os pulsos aumenta.
    Em termos de manutenção pouco difere, mas se andarmos mais devagar os consumiveis também se gastam mais devagar , e é mais polivalente que uma RR.

Agora se o principal objectivo era encostar o carro e ter um veículo que fique até mais barato do que este, o melhor será uma mota de mais baixa cilindrada e não desportiva.

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Pois eu neste momento devo estar a fazer 20km diários seja 500km mensais só entre casa e trabalho.

E se é assim tão mau fazer percurso de cidade numa desportiva tipo a cbr.

Para adquirir uma mota de baixa cilindrada se calhar era de ponderar voltar a olhar para as 125 uma vez que assim não necessito de ir tirar carta de mota.

Que acham?

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Ou quando falam de baixa cilindrada estão se a referir a algo do género da cbf500 ou cb600f.

Pelo que percebo são motas mais versáteis que as desportivas mas será que são assim tão diferentes que valha a pena ponderar.

Moderador PDC's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

São muito diferentes, não têm nada a ver. Uma mota é muito mais pessoal do que um carro.

400 cc Serzedo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

A minha mota é uma Yamaha Thundercat, por isso vou falar do que sei

É uma mota que andar em cidade e estrada, descontraído gasta-te 4.5 a 5.0 lts aos 100, revisões a cada 6.000km's na casa dos 75€ (aqui depende dos mecânicos, vou mudar em breve).

Os pneus, o de trás já vai com 10.000km's e ainda dura bem, o da frente também O modelo dos pneus são os BT020 e BT021

Não sei se gostas do modelo, mas se quiseres vê o meu site e podes ver mais coisas sobre a mota. (É o link da assinatura)

O motor é fiável, dizem que gasta óleo, mas no fórum das Cat's ninguém se queixou até hoje disso.

Para mim é confortável, os primeiros dias é normal ficares mais cansado, é de não estares habituado.

A pendura também gosta muito do conforto da mota, é muito boa para ir fazer umas viagens

Foi a minha primeira mota, como tudo, tudo se faz, é preciso é juízo, muito juízo.

A XJ6 também é uma excelente mota e penso que dá para colocar malas laterais

De resto, já deves saber

"V"
    Andar de mota é uma arte e cair.... faz parte!!
    Serzedo é a minha terra, Fábio Pereira o meu nome!
    http://www.mototurismoadois.pt.vu - Mototurismo? Aqui está o porquê!! - www.motosedestinos.pt.vu

125 cc Gavela's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Ou quando falam de baixa cilindrada estão se a referir a algo do género da cbf500 ou cb600f.

Pelo que percebo são motas mais versáteis que as desportivas mas será que são assim tão diferentes que valha a pena ponderar.
    Baixa cilindrada e economicas são as 125cc, ou então agora as eléctricas.

A CBF500 ou CBF 600SA já são média cilindrada, mas bastante ajustadas à condução urbana ou fora dela desde que não seja em velocidades muito altas, principalmente na CBF500 devido à falta de protecção aerodinânmica. A CBF600 neste aspecto é mais completa eu diria até que é uma das propostas mais versáteis de todas para andar em alcatrão.
    Qualquer umas destas já fica mais barata de manter que uma RR, principalmente a CBF500. Até o pneu traseiro é mais estreito logo mais barato e nestas motas com menos potência eles duram mais.

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Se a intenção é mesmo o baixo custo por kms, e não fazes grandes distâncias fora da cidade, a 125 é a ideal.

Se pretendes algo para te dar prazer, uma moto com mais cm3 é melhor.

No mei termo tens as "famosas" cbf500/xt, que gastam mais que a 125, mas têm custos mais contidos que uma desportiva/600.

É uma questão de compromisso. Se vale a pena ou não, só tu o poderás saber

Cump.

a pedais
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Terei de ter uma conversa com a minha consciência para ver o que esta me diz, as opções são tantas e a experiência como motas é tão pouca que é complicado tomar uma decisão.

Quanto a conversação deixo aqui um link que encontrei, que refere alguns dos pontos que vocês referiram entre os dois tipos de motas.

http://www.minhamoto.info/2008/08/05...sus-cbr-600rr/

125 cc Gavela's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Terei de ter uma conversa com a minha consciência para ver o que esta me diz, as opções são tantas e a experiência como motas é tão pouca que é complicado tomar uma decisão.

Quanto a conversação deixo aqui um link que encontrei, que refere alguns dos pontos que vocês referiram entre os dois tipos de motas.

CB 600F Hornet versus CBR 600RRbyMinha Moto o seu site de moto

Exacto tens aí as principais diferenças entre esses 2 tipos de motas, a CBF 600 Hornet e a CBR 600RR, no meio termo dessas tens por exemplo como referi a CBR 600F ou a muito polivalente também Yamaha Thundercat 600 do nosso amigo Serzedo. Qualquer uma delas só se arranjam já no mercado de usados porque deixaram de ser comercializadas.

Por Defeito 1 moto

Olá, eu tambem tenho um tópico para comprar a 1 moto, mas isso não quer dizer que não tenha andado em nenhuma!

Já experimentei a cbf 125...e digo te...excelente mota para iniciar, excelentes consumos, conforto, muito fácil de manejar....pena acha-la um pouco pequena para mim visto que tenho 1,90cm....

de qualquer maneira há aqui pessoal mais experiente que te pode dar umas dicas melhor que eu!!!

Boa escolha e Boas Curvas!!!

ah!!!...já agora dá uma vista de olhos na imoto strada 125....tem o corpo de uma 600 mas é apenas uma 125..não anda muito é verdade, mas ´´e sem duvida uma boa escola para o que vem a seguir!!! devido ao seu peso, "corpo", tudo!!!