Armadilhas no asfalto – linhas contínuas de “tinta grossa”
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Concordam com esta "linha contínua"?

Votantes
28. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim, da maneira que está...

1 3.57%
  • Sim, mas deveria ser apenas pintada...

17 60.71%
  • Deveria ter uns separadores mais visíveis, no local da linha...

7 25.00%
  • Sem linha contínua...

1 3.57%
  • Outra opinião...

2 7.14%
A mostrar resultados 1 para 17 de 17

Título: Armadilhas no asfalto – linhas contínuas de “tinta grossa”

a pedais Motar Dmel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Exclamation Armadilhas no asfalto – linhas contínuas de “tinta grossa”

De: Duarte Melim – “Motar DMel”

Desde já parabéns por mais este tópico, que com certeza será uma mais-valia, na prevenção e até quem sabe (esperemos), na correcção de certas armadilhas nas nossas estradas, e que põem em perigo quem nelas circula.

O episódio que venho contar aconteceu em Setembro de 2007, quando me desloquei desde a ilha da Madeira a Portugal Continental para ver o Moto GP, fazer o Curso de Condução Avançada, dado pela “Action Team–Motociclismo“ no autódromo do Estoril, aproveitar para dar uns passeios e conhecer melhor o nosso Portugal… Esta “tourné” até acabou por servir para escrever uma pequena história e para os interessados está documentada em http://motards.no.sapo.pt/webmasternoestoril, inclusive este triste episódio, com fotos e tudo mais…

A armadilha em que caí, trata-se de uma linha contínua de “tinta bem grossa”, onde tropecei com a mota e andamos os dois a “deslizar” pelo chão… e aconteceu da seguinte forma:

…no final de um dia, já bem cansado, pois havia andado a fazer um pouco de turismo pelo centro de Portugal, regressava a casa após uma paragem na “ginginha” com um amigo. Logo depois, despeço-me dele numa rotunda larga aí perto, com um monumento grande que não me recordo bem qual, e iniciava uma estrada que me ia levar ao IC19 (se alguém souber o nome, que depois me informe). Tinha duas filas de trânsito subindo e mais duas descendo, separadas por uma linha contínua. Logo a seguir há um cruzamento com semáforos. Mesmo antes destes semáforos do lado esquerdo de quem sobe, há uma pizzaria de uma cadeia bem conhecida (Pizza Hut).

Ora bem, quando subia, circulavam automóveis à minha frente e como o semáforo estava vermelho ultrapassei os mesmos visto haver ainda espaço lá a frente… eis que quando estou acabando a ultrapassagem, não reparei que em vez de uma linha pintada, a mesma era constituída longitudinalmente por uma pedra alta de talvez uns 3cm, e acabei por "tropeçar" na mesma e ir ao chão. (e não me digam que foi da ginja…)

Acabei por andar uns bons metros de arrasto e vi a mota quase passar o semáforo arrastada pelo chão… Valeu o meu casaco e a protecção lateral da mota, embora eu tivesse vindo para casa com uns arranhões no casaco e sem a manete de travão…

“Mea Culpa”… sei que não devia ter “queimado” a linha contínua… mas devo pagar isso com a vida, como poderia acontecer se fosse atropelado pelos automóveis atrás de mim, ou algum que eventualmente viesse de frente ou da direita no cruzamento… e se a mota tivesse batido nalgum peão… e se algum peão hipoteticamente atropelado nesses semáforos, for projectado e bater com a cabeça numa esquina dessa linha… Acho que: ou é “linha” e está pintada, ou não o sendo, essa “separação física” deveria estar mais bem sinalizada… Isto faz-me pensar qual o próximo passo: porem redes eléctricas nos semáforos vermelhos...! É assim que Portugal quer receber os "turistas"...?! Para ve-los espalhados pelo chão...

Aproveito para agradecer imenso a ajuda dos automobilistas que pararam a ver se estava bem, embora outros quase quisessem passar-me por cima, e também um grande obrigado a um motard da pizzaria, que veio até mim e "Companheiro tudo bem?" (realmente estes actos só "elevam" as pessoas) Mas na estrada há de tudo...

Grande abraço e como costuma dizer uma amiga: “devagar ou depressa, andem com cuidado"
    Imagens anexadas Imagens anexadas
    Última edição por Motar Dmel : 28-01-08 às 03:38:12

600 cc CBR900's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Sim temos grandes armadilhas desse género por cá! Infelizmente só se preocupam em falar delas antes das eleicões!
    Penso que a Avenida que referes é a quem vai do Marquês de Pombal para outra rotunda (Saldanha) que é a Av. Fontes de Pereira de Melo! E sim que vai a subir tem uma Pizzaria "Pizza Hut" do lado esquerdo mesmo antes do cruzamento.

Moderador mo7ard's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Amigo, é mais uma demonstração de que a sinalização é pensada na sua maioria para 4 ou mais rodas... os veículos de duas rodas vêm por acréscimo !

Digam-me lá se quem engendrou essa linha se lembrou dos pontos por ti apontados?! O Eng. com certeza anda de carro, e provavelmente conduzido por um motorista... tudo pago pelo dinheiro dos contribuintes... e não é que alguns desses contribuintes até andam em duas rodas?!... Vai na volta, não avisaram o homem ...

Para exemplo típico, e tal como já foi indicado neste fórum, por um lado começa-se a colocar os rails duplos para proteger o motociclista, por outro colocam-se pilares pelas avenidas para os carros não estacionarem... excelentes para amparar uma queda de uma mota e servir de marreta!! Uma no cravo, outra na ferradura... e assim vai Portugal !

Excelentes curVas...

mo7ard

a pedais
    Data de Registo
    May 2007

Angry

Citação Originalmente Colocado por mo7ard Ver Post
    Amigo, é mais uma demonstração de que a sinalização é pensada na sua maioria para 4 ou mais rodas... os veículos de duas rodas vêm por acréscimo !
    Pegando aqui nesta tua frase eu acho que infelizmente neste país quase nada é pensado, nem para 2, 4 ou mais rodas. É a quase total falta de critério e normalização e portanto a organização e ordenamento do trânsito não são excepção, daí verem-se aberrações consoante a cabeça que lhes dá origem. Sinceramente nem sei se temos alguma forma de fazer queixa a algum organismo acerca de situações como esta.

a pedais Motar Dmel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Teoricamente, até temos TODA a razão em exigir estradas mais seguras... O mais certo perante acidentes causados ou agravados, por estas armadilhas, seria chamar a policia e jornais, e reclamar a camara e se nao resolvessem, recorrer a um advogado...

Mas na prática quem é que está para perder tempo em tribunais e gastar dinheiro em advogados... aconteceu-me uma vez parecido, e desisti, ...

Oxalá os gajos que fazem destas e outras m*, um dia não estejam a passar ao lado e vejam lá os familiares ou amigos vítimas das proprias armadilhas...

Mas não se deseja o mal a ninguem...

50 cc
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

reparem, as armadilhas são tantas para os motociclistas e tão pouco para motoristas de 4 rodas que não devemos ligar muito e principalmente adaptarmo-nos a elas, já sabemos que linhas de tinta são perigosas, nunca o deixarão de ser, já sabemos que as passadeiras são perigosas, eu qualquer dia estampo-me, as tampas dos esgotos, os carris, por aqui há poucos, enfim, há uma parafernália de coisas que podem ser perigosas para as motos mas que nunca vão ser alteradas pois já fazem parte do código civil ou da própria construção das estradas. Reparem, mesmo que eles ás vezes tentem, como tentaram pôr duplo raid em algumas curvas por várias estradas, as alterações que teem de fazer são tantas e numa extensão tão grande que torna-se imcomportável. Eu pessoalmente habituei-me, preocupo-me essencialmente com carros que estão a apontar uma entrada na via pois geralmente não nos veem e atravessam-se á frente. Reduzo sempre e espero ter a certeza que ele já me viu para continuar, tenho um medo que me pélo de areia a meio de uma curva ou até mesmo pó de tijolo de um camião que virou, tenho medo de um carro estacionado no meio de uma curva, há tanta coisa que pode acontecer que o melhor mesmo é guardar os assapanços prás variantes e auto-estradas e dentro das localidades andar com um pouco mais de precaução aumentando quando se chega a uma povoação. Foi o melhor método que encontrei para andar mais seguro na estrada. Tambem uso espelhos, é muito mais práctico trocar de faixa, mesmo em cima de uma curva, com uma olhadela ao espelho. Tambem uso piscas, quando me dá na panca de virar de repente faz muito jeito um piscazinho a meio duma travagem em curva caso venha alguem atrás de nós. Depois tenho aquelas coisas de motociclista que toda a gente tem. Estar á espera de um tracejado para ultrapassar deus me livre, mesmo assim prefiro que o da frente dê um jeitinho para passar sem calcar o traço. Cá tenho as minhas coisas

50 cc
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

hoje fui dar uma volta pela serra da Freita, a estrada não era má, o transito era pouco, comecei a abusar um bocadinho, passei em cima de uma pedra no meio de uma curva, balançou mas não caiu, chamei uns nomes á pedra e lá fui eu outra vez, são tantos os perigos que não adianta estarmo-nos a preocupar com tinta grossa, por acaso ia devagar, se fosse a apertar com ela já não sei se chegava a casa integralmente

Por Defeito

Em geral concordo que as marcações sejam feitas de forma a não constituir obstáculos os utentes (carros ou motas) da via, mas neste caso em concreto discordo da opinião generalizada.

A "linha contínua" referida é simplesmente um lancil, da mesma forma que do lado direito existe lancil e passeio....vmos passar a "pintar" os passeios!?!?!?

Lamentavelmente houve aqui distracção do motociclista e não penso que a responsabilidade seja de outrem.

Cmpts

Aceman

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Compreendo o que dizes, aecman, mas discordo. Este tipo de linha contínua, ou lancil, não permite distrações algumas para os motociclistas sob pena de mazelas no corpo e arranjos na mota, o que não acontece para os automóveis, que sem querer o podem tocar ou mesmo transpor. Mais, um lancil deste tipo pode à noite ser facilmente confundido com uma qualquer tinta normal não elevada.

Não é óbviamente feito para ser ultrapassado... mas pode acontecer, e os motociclistas não deveriam ter de pagar com o corpo e carteira para uma (muitas vezes) ligeira distracção, ou mesmo evação para evitar um qualquer embate com um enlatado.

Faço compreender o meu ponto de vista?
    Excelentes curVas...

mo7ard
    2009 - 2013 . Yamaha XT660Z Ténéré black
    (actual)
    2004 - 2009 . Suzuki GSX750F black

750 cc MOD's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por aceman Ver Post
    A "linha contínua" referida é simplesmente um lancil, da mesma forma que do lado direito existe lancil e passeio....vmos passar a "pintar" os passeios!?!?!?
    Lamentavelmente houve aqui distracção do motociclista e não penso que a responsabilidade seja de outrem.

Cmpts

Aceman
    E porque está um lancil a servir de linha continua??? Possivelmente porque as mentes pensantes deste país, acham que fica mais bonito e é mais duradouro! Faz-me lembrar a bela cagada que fizeram na zona Restauradores / Rossio (e agora mais recentemente na Ribeira das naus) que para Inglês ver, meteram aquilo tudo em paralelos, que para alem da falta de aderencia (em cima dos brancos das passadeiras é mais seguro andar sobre gelo) muitos deles abateram de tal maneira que mais parece uma pista de todo-o-terreno! E depois vem falar em segurança ródoviária para justificarem a sucessiva caça á multa tendo, sempre como causa de todos os males o excesso de velocidade! Claro só assim podem justificar as máquinas de fazer dinheiro que são os radares!
    Sujeitos a distrações estamos todos, ou simplesmente se há um tipo que não te vê e se manda para cima de ti, convem que no sitio para onde te desvies não esteja um lancil armadilhado! Cabe ás entidades competentes criar vias em perfeitas condições de segurança, tanto para veiculos como para peões, deixando-se de ornamentos e pensar mais no funcional.

É muito bonito e fácil de criticar, quando é com os outros mas quando nos toca no pelo já não é bem assim...

Cumps
    Four wheels move your body...
    Two wheels move your soul...

Yamaha YZF 600R Thundercat

125 cc
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Motar Dmel Ver Post
    De: Duarte Melim – “Motar DMel”

Desde já parabéns por mais este tópico, que com certeza será uma mais-valia, na prevenção e até quem sabe (esperemos), na correcção de certas armadilhas nas nossas estradas, e que põem em perigo quem nelas circula.

O episódio que venho contar aconteceu em Setembro de 2007, quando me desloquei desde a ilha da Madeira a Portugal Continental para ver o Moto GP, fazer o Curso de Condução Avançada, dado pela “Action Team–Motociclismo“ no autódromo do Estoril, aproveitar para dar uns passeios e conhecer melhor o nosso Portugal… Esta “tourné” até acabou por servir para escrever uma pequena história e para os interessados está documentada em http://motards.no.sapo.pt/webmasternoestoril, inclusive este triste episódio, com fotos e tudo mais…

A armadilha em que caí, trata-se de uma linha contínua de “tinta bem grossa”, onde tropecei com a mota e andamos os dois a “deslizar” pelo chão… e aconteceu da seguinte forma:

…no final de um dia, já bem cansado, pois havia andado a fazer um pouco de turismo pelo centro de Portugal, regressava a casa após uma paragem na “ginginha” com um amigo. Logo depois, despeço-me dele numa rotunda larga aí perto, com um monumento grande que não me recordo bem qual, e iniciava uma estrada que me ia levar ao IC19 (se alguém souber o nome, que depois me informe). Tinha duas filas de trânsito subindo e mais duas descendo, separadas por uma linha contínua. Logo a seguir há um cruzamento com semáforos. Mesmo antes destes semáforos do lado esquerdo de quem sobe, há uma pizzaria de uma cadeia bem conhecida (Pizza Hut).

Ora bem, quando subia, circulavam automóveis à minha frente e como o semáforo estava vermelho ultrapassei os mesmos visto haver ainda espaço lá a frente… eis que quando estou acabando a ultrapassagem, não reparei que em vez de uma linha pintada, a mesma era constituída longitudinalmente por uma pedra alta de talvez uns 3cm, e acabei por "tropeçar" na mesma e ir ao chão. (e não me digam que foi da ginja…)

Acabei por andar uns bons metros de arrasto e vi a mota quase passar o semáforo arrastada pelo chão… Valeu o meu casaco e a protecção lateral da mota, embora eu tivesse vindo para casa com uns arranhões no casaco e sem a manete de travão…

“Mea Culpa”… sei que não devia ter “queimado” a linha contínua… mas devo pagar isso com a vida, como poderia acontecer se fosse atropelado pelos automóveis atrás de mim, ou algum que eventualmente viesse de frente ou da direita no cruzamento… e se a mota tivesse batido nalgum peão… e se algum peão hipoteticamente atropelado nesses semáforos, for projectado e bater com a cabeça numa esquina dessa linha… Acho que: ou é “linha” e está pintada, ou não o sendo, essa “separação física” deveria estar mais bem sinalizada… Isto faz-me pensar qual o próximo passo: porem redes eléctricas nos semáforos vermelhos...! É assim que Portugal quer receber os "turistas"...?! Para ve-los espalhados pelo chão...

Aproveito para agradecer imenso a ajuda dos automobilistas que pararam a ver se estava bem, embora outros quase quisessem passar-me por cima, e também um grande obrigado a um motard da pizzaria, que veio até mim e "Companheiro tudo bem?" (realmente estes actos só "elevam" as pessoas) Mas na estrada há de tudo...

Grande abraço e como costuma dizer uma amiga: “devagar ou depressa, andem com cuidado"
    Caro,
    Este tipo de divisória não está previsto na lei, nem no IEP, nem em lado nenhum.
    Primeiro pedir no IEP uma lista das divisórias/separadores aprovados por lei e suas características, segundo uma acção conta a câmara pela falta de detalhe técnico que o caracterize e depois outra acção pelo indice de perigosidade facilmente atentatória da integridade física. A infracção não pode ser punível com o risco da vida. Se começarem com histórias é avançar para as instâncias europeias. Se for preciso junta-se aí uma comitiva e "partem-se algumas cabeças"

Abraço,

125 cc
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ric 2T Ver Post
    hoje fui dar uma volta pela serra da Freita, a estrada não era má, o transito era pouco, comecei a abusar um bocadinho, passei em cima de uma pedra no meio de uma curva, balançou mas não caiu, chamei uns nomes á pedra e lá fui eu outra vez, são tantos os perigos que não adianta estarmo-nos a preocupar com tinta grossa, por acaso ia devagar, se fosse a apertar com ela já não sei se chegava a casa integralmente
    Meu caro,
    A pedra que o meu amigo apanhou pode ter rolado na estrada, ou para a estrada, ou por outra razão qualquer. O caso que referimos trata-se de um obstáculo colocado pelo homem de forma incompetente e inconsequente. Se tivesse caido por causa da pedra teria que engulir os estragos se não conhecesse a origem que a levou a lá estar, no caso daquela armadilha a origem é clara.
    Abraço,

125 cc
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

........essa linha se lembrou dos pontos por ti apontados?! O Eng. com certeza anda de carro, e provavelmente conduzido por um motorista.....

mo7ard
    Meu caro,
    Essa do Eng. só admito se for num curso da Independente.
    Aliás sugeria ao nosso amigo uma exposição à Ordem dos Engenheiros e pedia um parecer, e indagava sobre a "Inteligencia" por detrás de tal armadilha. Ia para as televisões.....estamos em época de escândalos....há 10 anos.
    Abraço,

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

... epá, não tenhas mau feitio !! Todos sabemos que sempre existiram maças podres no conjunto, não significa que sejam todas , nem nunca afirmei tal, como podes ler pelo que escrevi!
    Excelentes curVas...

mo7ard
    (actual)

125 cc
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

... epá, não tenhas mau feitio !! Todos sabemos que sempre existiram maças podres no conjunto, não significa que sejam todas , nem nunca afirmei tal, como podes ler pelo que escrevi!
    Não penses que fiquei chateado, tou a ver que faltaram uns smiles pelo meio. Esta questão não vem agora ao caso, mas foi apenas um aparte tipo "quem não sente não é filho de boa gente". Quando formos tomar um café explico-te mais alguns pormenores da minha "indignação" (não contigo, é claro)
    Abraço....

P:S:e é verdade tenho um feitio tão phodide que podia estar no bem bom (financeiramente) mas não, continuo a esgaravatar pela minha paixão - le moto

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

... e venha de lá esse café, nunca se sabe o tipo de revoluções sociais que começam com uma simples conversa de café, hehe

Grande abraço!
    Excelentes curVas...

mo7ard
    (actual)

Moderador ice's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Alguém falou em café?
    (nunca mais acaba esta treta dos 50 caracteres, qualquer dia faço uma petição...)

Cump.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  
A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.