|
||||
|
|
|||||||
| Registar | Perguntas Frequentes | Membros | Grupos | Calendário | Pesquisar | Posts de Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico |
|
|
#1 (permalink) |
|
75 cc
Data de Registo: Jun 2009
|
Olá, sou novo neste fórum e venho contar a minha experiência com os veículos em questão, tenho uma scooter da marca Bereco, modelo Evo, é da classe motociclo e portanto pode circular em auto-estradas e IC's, apesar da velocidade máxima dela não me deixar muito à vontade para isso, dá 95 kmh, e por carga faz entre 65-120 kmh de autonomia, portanto os 65 com ela sempre a fundo e os 120 a uma media de 40 kmh, na verdade o máximo que fiz foi cerca de 85 kmh à média de 60-65 kmh.
A autonomia parece pouca, mas na realidade é normalmente o dobro daquilo que necessito, se quiser ir mais além tenho de esperar algum tempo entre cargas, mas até agora o carregador só saiu de casa para o trabalho para carregar por lá, assim o patrão paga as viagens Esta scooter tem baterias de litio-ferro (LiFePo4) são baterias que têm como principal componente o ferro, de litio têm apenas 3 %, a sua vida esperada è de 2000-3000 mil ciclos, o que por calculos dá para rodar entre 130.000 a 200.000 kms, se for o caso tenho de comprar outra scooter sem baterias para acabar com elas. Além disso estas baterias têm um comportamento muito linear na descarga, o que faz com que seja quase imperceptivel na potência e velocidade quando está carregada ou quase descarregada, apenas nos ultimos 5-10 kms ela reduz a velocidade para poupar energia e fazer mais alguns quilometros, portanto é a reserva dela, este comportamento é feito pelo BMS (Batery Monitoring and Management System, sistema que monitoriza e gera a energia nas baterias), serve para proteger individualmente as células do pack de baterias garantindo uma vida maior, se as de chumbo tivessem este sistema duravam a vida do carro, no caso das baterias de arranque. O carregador dela carrega em 4-8 horas, parece muito tempo, mas na verdade esse é o tempo em que estamos a trabalhar e a dormir, logo é tempo ganho em vez de ir às bombas e perder 5 minutos. Existe já como opção carregador de 2-3 horas mas para já não me interessa. Em estrada para o tamanho e peso que tem, cerca de 110 kg, a scooter é uma perfeita loucura, ela esgota a velocidade em pouco espaço e atinge a velocidade máxima em cerca de 7 segundos, o que para um veiculo deste é preciso alguns cuidados. Nas minhas deslocações habitais passei a faze-las mais rápidas, isto porque com este veiculo evitamos muitos contratempos que não conseguimos evitar no transito, tal como nos semaforos somos sempre os primeiros a arrancar, e com o arranque dela não temos ninguém à frente para passar As vantagens deste veículo são muitas, desde o ganho na energia, gasta cerca de 50 centimos (máximos) por cada 100 kms, e manutenção é apenas os travões e limpezas, a parte fraca é mesmo a autonomia, mas bem vistas as coisas só faço 2 cargas completas por semana, mesmo assim qualquer lugar serve para a carregar, trabalho, casa de um amigo, café, etc,etc, em todo o lado à energia eléctrica, é preciso é bom senso, admito que para alguns será um pouco mais dificil, por exemplo quem more num apartamento e não tenha estacionamento, não vai concerteza pendurar uma extensão pela janela do prédio. Neste momento está com quase 1900 kms, isto com cerca de 4 meses de andamento. Bom, acho que já deixei claro o que vim aqui apresentar, por fim deixo algumas fotos e se tiverem duvidas não hesitem.... Algumas personalizações que fiz. Stop em leds, piscas, luz de presença e painel de instrumentos, só falta mesmo os médios e máximos, mas para já não existe ou não é viavel. Espero que gostem e comentem..... |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
75 cc
|
Pois é, vou ter de começar a pensar em mudar o pneu de traz da evo, está quase nas lonas, já tem menos de 2 mm de rasto na parte central, tenho apenas 1850 kms, desde que lhe aumentei a potência a perda de borracha tem sido maior
A primeira foto foi tirada em 16 de maio, na altura tinha cerca de 1500 kms antes de lhe aumentar a potência, a segunda e terceira fotos foram tiradas hoje e tem 1850 kms. Isto se continuar assim vai gastar mais em pneus que energia. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
75 cc
|
Aqui fica um pequeno vídeo da menina a rolar, a câmara não estava bem fixada, e por 2 vezes tive de a segurar para ver se não caia, até que desligou não sei porquê, a viagem que fiz foi muito maior e não dei por ela desligar, andei cerca de 10 kms, mas este video deve ter menos de 3 kms.
YouTube - Bereco Evo 5.5 KW |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
75 cc
|
Eficiência, carga, descarga, números.....
Ora, tenho um contador igual aos da EDP ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio. 3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio 3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio Estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente. Fazendo as contas a 3kwh 3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio 3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio Esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto; 3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km 3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km Segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh. 3 kwh = 3000 wh / 120 kms = 25 watts h km Eficiência Especificações das baterias 22 células * 3.2 volts/célula * 40 ah/célula = 2816 wh pack Eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 % Segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 % 2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %. Já agora para terem uma ideia do consumo em relação à gasolina, cada litro de gasolina tem entre 10 e 13 kwh de energia, portanto (valor médio) 11 500 / 3000 = 3.83 = 0.383 litros, seja, esta scooter consome no máximo 0.383 / 65 * 100 = 0.59 litros por 100 kms e no mínimo 0.383 / 120 * 100 = 0.32 litros por cada 100 kms. Portanto andar a fundo consume 0.59 litros aos 100 kms, e andar a médias de 40 kmh 0.32 litros aos 100 kms. Neste ultimo ponto também é visível que quando se diz que a electricidade é barata não é verdade, a electricidade está a mais do dobro do preço dos combustíveis se incluir-mos o custo mensal do contador + outros. |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
75 cc
|
Citação:
Esse silêncio é o prazer imenso na condução, dá até para ouvir o que as pessoas dizem quando passamos. |
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
75 cc
|
A pedido de várias famílias e para aqueles que dizem que os veículos electricos são lentos, vagarosos, não têm força, não dão velocidade e não fazem barulho, bem esta é verdade
YouTube - Bereco Evo 5.5 KW Parece mais um jacto. |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
75 cc
|
LOL, não por acaso são pneus marca roskofe chinada, agora vai levar um Michellin, as condições de teste não foram as melhores, estava a fazer muito vento lateral e de frente, além disso ia a segurar a camara com a mão esquerda, o que dificultou um pouco as coisas, na realidade o arranque dela é superior ao do video.
|
|
|
|
|
|
#12 (permalink) | |
|
75 cc
|
Citação:
Portanto até aqui está acima das a combustão porque a gasolina que se gasta na produção de electricidade ronda os 10 %, portanto em cada 10 litros de combustivel temos 1 litro para a electricidade. Última edição por jmal : 28-08-09 às 18:31:44 |
|
|
|
|
|
|
#13 (permalink) | |
|
125 cc
![]() Data de Registo: May 2009
|
Citação:
![]() 10% parece-me claramente exagerado! Por exemplo uma mota se tiver um consumo de 6L/100km, só por andar de luzes acesas passa para 6,6L/100km...isto é muito! |
|
|
|
|
|
|
#14 (permalink) | |
|
75 cc
|
Citação:
Não acho muito, se fizeres bem as contas ao que gastas em electricidade vais chegar a esses valores. |
|
|
|
|
|
|
#15 (permalink) | |
|
125 cc
|
Citação:
Será que o desligar o alternador por completo é equivalente à diferença de levar acesos ou não os médios? Conduzo o meu carro diáriamente ao longo de todo o ano na deslocação casa-trabalho-casa. De verão quando os dias são maiores não tenho necessidade de acender luzes. Agora já começo a levar os médios acesos de manhã cedo e não noto diferença de consumo médio que salte assim à vista! |
|
|
|
|
|
|
#16 (permalink) | |
|
75 cc
|
Citação:
A parte eléctrica do carro não se resume ás luzes, tem todos os sistemas de controle e injecção, arrefecimento, A/C, bombeamento de combustivel, etc, e o arranque onde se também consome muito. conheço uma pessoa que fez uma experiência engraçada, adicionou uma bateria maior que a que o carro tem em paralelo, e desligou electricamente e mecanicamente o alternador, as baterias eram carregadas em casa todos os dias e media o gasto, a poupança de combustivel era de quase um litro aos 100kms, o consumo de electricidade nas baterias era irrisório em relação à poupança de combustivel. A experiência foi abandnada porque as baterias auto não estão preparadas para descargas menores de 80 %, como tal elas não iriam durar muito tempo nessa situação. |
|
|
|
|
|
|
#17 (permalink) | |
|
125 cc
|
Citação:
Onde queria chegar é que o acto isolado de acender apenas os médios não pode provocar um aumento do consumo de 10%. Mudando de assunto: Quantos kms já leva a Bereco Evo? Alguma incidência negativa até agora? Esse pneu de trás é que teve uma duração muito curta!!! |
|
|
|
|
|
|
#18 (permalink) | |
|
75 cc
|
Citação:
Neste momento tem 3810 kms, a única incidência negativa foi o travão detrás que não estava bem afinado e aquecia um pouco o disco e travava mal, agora está bom. Até agora é meter electrões caros da edp, alguns a favor do Sol e outros dos amigos e sempre a fundo, não dá uma velocidade estonteante, mas é muito divertida de conduzir, se quiseres experimentar marca um test-drive na ecomotores. |
|
|
|
|
|
|
#19 (permalink) | |
|
125 cc
|
Citação:
![]() A minha deslocação diária totaliza cerca de 80 kms e parte deles em AE...penso que ainda não será a alternativa para mim! ![]() A minha esposa que faz apenas 15 km/dia e em meio urbano é que poderia optar por um modelo destes ou até de inferior potência/preço...mas ela não está virada para as duas rodas.
|
|
|
|
|
|
|
#20 (permalink) |
|
250 cc
![]() ![]() |
Excelente seria ter um sistema que fizesse como os carros híbridos, carrega a bateria usando o atrito dos travões e desaceleração
"V"
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico |
|
|