Rede MPL:

Fórum Motociclismo  

Ir Para Trás   Fórum Motociclismo > FÓRUM MOTOCICLISMO > MOTOS ELÉCTRICAS
Registar Perguntas Frequentes Membros Grupos Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico
Antigo 09-06-09, 20:46:52   #1 (permalink)
75 cc

Data de Registo: Jun 2009
Por Defeito Bereco Evo

Olá, sou novo neste fórum e venho contar a minha experiência com os veículos em questão, tenho uma scooter da marca Bereco, modelo Evo, é da classe motociclo e portanto pode circular em auto-estradas e IC's, apesar da velocidade máxima dela não me deixar muito à vontade para isso, dá 95 kmh, e por carga faz entre 65-120 kmh de autonomia, portanto os 65 com ela sempre a fundo e os 120 a uma media de 40 kmh, na verdade o máximo que fiz foi cerca de 85 kmh à média de 60-65 kmh.

A autonomia parece pouca, mas na realidade é normalmente o dobro daquilo que necessito, se quiser ir mais além tenho de esperar algum tempo entre cargas, mas até agora o carregador só saiu de casa para o trabalho para carregar por lá, assim o patrão paga as viagens , faço entre 100-150 kms semanais, dá não chega a 2 cargas completas, digo completas, porque carrego sempre cada vez que paro, ou seja, se num dia fizer 20 kms à noite está à carga, como sabem as baterias não têm efeito de vicio como se custuma dizer.

Esta scooter tem baterias de litio-ferro (LiFePo4) são baterias que têm como principal componente o ferro, de litio têm apenas 3 %, a sua vida esperada è de 2000-3000 mil ciclos, o que por calculos dá para rodar entre 130.000 a 200.000 kms, se for o caso tenho de comprar outra scooter sem baterias para acabar com elas.
Além disso estas baterias têm um comportamento muito linear na descarga, o que faz com que seja quase imperceptivel na potência e velocidade quando está carregada ou quase descarregada, apenas nos ultimos 5-10 kms ela reduz a velocidade para poupar energia e fazer mais alguns quilometros, portanto é a reserva dela, este comportamento é feito pelo BMS (Batery Monitoring and Management System, sistema que monitoriza e gera a energia nas baterias), serve para proteger individualmente as células do pack de baterias garantindo uma vida maior, se as de chumbo tivessem este sistema duravam a vida do carro, no caso das baterias de arranque.
O carregador dela carrega em 4-8 horas, parece muito tempo, mas na verdade esse é o tempo em que estamos a trabalhar e a dormir, logo é tempo ganho em vez de ir às bombas e perder 5 minutos. Existe já como opção carregador de 2-3 horas mas para já não me interessa.
Em estrada para o tamanho e peso que tem, cerca de 110 kg, a scooter é uma perfeita loucura, ela esgota a velocidade em pouco espaço e atinge a velocidade máxima em cerca de 7 segundos, o que para um veiculo deste é preciso alguns cuidados.
Nas minhas deslocações habitais passei a faze-las mais rápidas, isto porque com este veiculo evitamos muitos contratempos que não conseguimos evitar no transito, tal como nos semaforos somos sempre os primeiros a arrancar, e com o arranque dela não temos ninguém à frente para passar . Outro pormenor interessante é estacionamento, qualquer pequeno espaço dá para ela e não atrapalha ninguem com um veiculo que pesa uma tonelada e dá para apenas uma pessoa, e ocupa mais de 6 m2, equanto este ocupa pouco mais de 1m2.

As vantagens deste veículo são muitas, desde o ganho na energia, gasta cerca de 50 centimos (máximos) por cada 100 kms, e manutenção é apenas os travões e limpezas, a parte fraca é mesmo a autonomia, mas bem vistas as coisas só faço 2 cargas completas por semana, mesmo assim qualquer lugar serve para a carregar, trabalho, casa de um amigo, café, etc,etc, em todo o lado à energia eléctrica, é preciso é bom senso, admito que para alguns será um pouco mais dificil, por exemplo quem more num apartamento e não tenha estacionamento, não vai concerteza pendurar uma extensão pela janela do prédio.

Neste momento está com quase 1900 kms, isto com cerca de 4 meses de andamento.

Bom, acho que já deixei claro o que vim aqui apresentar, por fim deixo algumas fotos e se tiverem duvidas não hesitem....

Algumas personalizações que fiz.

Stop em leds, piscas, luz de presença e painel de instrumentos, só falta mesmo os médios e máximos, mas para já não existe ou não é viavel.

Espero que gostem e comentem.....
jmal está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:

Antigo 10-06-09, 20:19:08   #2 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Pois é, vou ter de começar a pensar em mudar o pneu de traz da evo, está quase nas lonas, já tem menos de 2 mm de rasto na parte central, tenho apenas 1850 kms, desde que lhe aumentei a potência a perda de borracha tem sido maior .

A primeira foto foi tirada em 16 de maio, na altura tinha cerca de 1500 kms antes de lhe aumentar a potência, a segunda e terceira fotos foram tiradas hoje e tem 1850 kms.

Isto se continuar assim vai gastar mais em pneus que energia.

Antigo 14-06-09, 21:55:22   #3 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Aqui fica um pequeno vídeo da menina a rolar, a câmara não estava bem fixada, e por 2 vezes tive de a segurar para ver se não caia, até que desligou não sei porquê, a viagem que fiz foi muito maior e não dei por ela desligar, andei cerca de 10 kms, mas este video deve ter menos de 3 kms.

YouTube - Bereco Evo 5.5 KW
Antigo 14-06-09, 23:24:35   #4 (permalink)
Moderador

Mobius's Avatar

Data de Registo: May 2007
Envie uma mensagem via MSN para Mobius
Por Defeito

Muito interessante essa scooter e no vídeo é de realçar a auséncia sonora do motor e a beleza das estradas!

Parabéns!
Antigo 20-07-09, 15:45:48   #5 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Eficiência, carga, descarga, números.....

Ora, tenho um contador igual aos da EDP ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio.

3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio
3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio

Estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente.

Fazendo as contas a 3kwh

3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio
3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio

Esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto;

3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km
3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km

Segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh.

3 kwh = 3000 wh / 120 kms = 25 watts h km

Eficiência

Especificações das baterias

22 células * 3.2 volts/célula * 40 ah/célula = 2816 wh pack

Eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 %

Segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 %

2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %.

Já agora para terem uma ideia do consumo em relação à gasolina, cada litro de gasolina tem entre 10 e 13 kwh de energia, portanto (valor médio) 11 500 / 3000 = 3.83 = 0.383 litros, seja, esta scooter consome no máximo 0.383 / 65 * 100 = 0.59 litros por 100 kms e no mínimo 0.383 / 120 * 100 = 0.32 litros por cada 100 kms. Portanto andar a fundo consume 0.59 litros aos 100 kms, e andar a médias de 40 kmh 0.32 litros aos 100 kms.

Neste ultimo ponto também é visível que quando se diz que a electricidade é barata não é verdade, a electricidade está a mais do dobro do preço dos combustíveis se incluir-mos o custo mensal do contador + outros.
Antigo 20-07-09, 23:59:42   #6 (permalink)
250 cc

NunoS's Avatar

Data de Registo: May 2007
Por Defeito

Mesmo estranho ver passar a paisagem e não ouvir ruído. Até parece que tenho as colunas do pc desligadas

A que velocidade costumas circular?

Última edição por NunoS : 21-07-09 às 00:29:33
NunoS está offline   Responder com citação
Antigo 21-07-09, 00:06:40   #7 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por NunoS Ver Post
Mesmo estranho ver a passar a paisagem e não ouvir ruído. Até parece que tenho as colunas do pc desligadas

A que velocidade costumas circular?
Ando entre os 65-80 kmh, na práctica faço os meus trajectos em menos 25 % do tempo que normalmente levava com o carro.

Esse silêncio é o prazer imenso na condução, dá até para ouvir o que as pessoas dizem quando passamos.
Antigo 28-08-09, 10:11:19   #8 (permalink)
75 cc

Por Defeito

A pedido de várias famílias e para aqueles que dizem que os veículos electricos são lentos, vagarosos, não têm força, não dão velocidade e não fazem barulho, bem esta é verdade .

YouTube - Bereco Evo 5.5 KW

Parece mais um jacto.
Antigo 28-08-09, 11:43:34   #9 (permalink)
PDC
Moderador

PDC's Avatar

Data de Registo: Apr 2007
Por Defeito

Que medidas isso tem de pneus?

São alguns pneus especiais, com menos atrito?
Antigo 28-08-09, 11:53:03   #10 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por PDC Ver Post
Que medidas isso tem de pneus?

São alguns pneus especiais, com menos atrito?
LOL, não por acaso são pneus marca roskofe chinada, agora vai levar um Michellin, as condições de teste não foram as melhores, estava a fazer muito vento lateral e de frente, além disso ia a segurar a camara com a mão esquerda, o que dificultou um pouco as coisas, na realidade o arranque dela é superior ao do video.
Antigo 28-08-09, 17:30:04   #11 (permalink)
125 cc

Gavela's Avatar

Data de Registo: May 2009
Por Defeito

Uma questão:
Costumas utiliza-la sempre com a luz acesa (médios) como é obrigatório para os motociclos?
Penso que isto também terá alguma influência no consumo da carga da bateria!
Gavela está offline   Responder com citação
Antigo 28-08-09, 18:15:02   #12 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
Uma questão:
Costumas utiliza-la sempre com a luz acesa (médios) como é obrigatório para os motociclos?
Penso que isto também terá alguma influência no consumo da carga da bateria!
Sim claro que utilizo, não tem grande influência, presumo que não tira mais de 1 a 3 kms de autonomia, são 2 lâmpadas de 30 wh, portanto 60 wh, mesmo que a autonomia dê para 2 horas, são 120wh, ou seja 4 % do total de energia.

Portanto até aqui está acima das a combustão porque a gasolina que se gasta na produção de electricidade ronda os 10 %, portanto em cada 10 litros de combustivel temos 1 litro para a electricidade.

Última edição por jmal : 28-08-09 às 18:31:44
Antigo 29-08-09, 19:09:15   #13 (permalink)
125 cc

Gavela's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por jmal Ver Post
Sim claro que utilizo, não tem grande influência, presumo que não tira mais de 1 a 3 kms de autonomia, são 2 lâmpadas de 30 wh, portanto 60 wh, mesmo que a autonomia dê para 2 horas, são 120wh, ou seja 4 % do total de energia.

Portanto até aqui está acima das a combustão porque a gasolina que se gasta na produção de electricidade ronda os 10 %, portanto em cada 10 litros de combustivel temos 1 litro para a electricidade.
Onde é que obtiveste esses dados!?
10% parece-me claramente exagerado!
Por exemplo uma mota se tiver um consumo de 6L/100km, só por andar de luzes acesas passa para 6,6L/100km...isto é muito!
Antigo 29-08-09, 20:50:27   #14 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Citação:
Onde é que obtiveste esses dados!?
10% parece-me claramente exagerado!
Por exemplo uma mota se tiver um consumo de 6L/100km, só por andar de luzes acesas passa para 6,6L/100km...isto é muito!
Aqui: Plug-in Blackfly: going alternator optional nets +10% mpg - MetroMPG.com

Não acho muito, se fizeres bem as contas ao que gastas em electricidade vais chegar a esses valores.
Antigo 29-08-09, 22:14:04   #15 (permalink)
125 cc

Gavela's Avatar

Por Defeito

Citação:
Aqui: Plug-in Blackfly: going alternator optional nets +10% mpg - MetroMPG.com

Não acho muito, se fizeres bem as contas ao que gastas em electricidade vais chegar a esses valores.
Está interessante a experiência/estudo.
Será que o desligar o alternador por completo é equivalente à diferença de levar acesos ou não os médios?

Conduzo o meu carro diáriamente ao longo de todo o ano na deslocação casa-trabalho-casa.
De verão quando os dias são maiores não tenho necessidade de acender luzes. Agora já começo a levar os médios acesos de manhã cedo e não noto diferença de consumo médio que salte assim à vista!
Antigo 29-08-09, 23:29:05   #16 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Citação:
Está interessante a experiência/estudo.
Será que o desligar o alternador por completo é equivalente à diferença de levar acesos ou não os médios?

Conduzo o meu carro diáriamente ao longo de todo o ano na deslocação casa-trabalho-casa.
De verão quando os dias são maiores não tenho necessidade de acender luzes. Agora já começo a levar os médios acesos de manhã cedo e não noto diferença de consumo médio que salte assim à vista!
o
A parte eléctrica do carro não se resume ás luzes, tem todos os sistemas de controle e injecção, arrefecimento, A/C, bombeamento de combustivel, etc, e o arranque onde se também consome muito. conheço uma pessoa que fez uma experiência engraçada, adicionou uma bateria maior que a que o carro tem em paralelo, e desligou electricamente e mecanicamente o alternador, as baterias eram carregadas em casa todos os dias e media o gasto, a poupança de combustivel era de quase um litro aos 100kms, o consumo de electricidade nas baterias era irrisório em relação à poupança de combustivel. A experiência foi abandnada porque as baterias auto não estão preparadas para descargas menores de 80 %, como tal elas não iriam durar muito tempo nessa situação.
Antigo 30-08-09, 10:45:47   #17 (permalink)
125 cc

Gavela's Avatar

Por Defeito

Citação:
o
A parte eléctrica do carro não se resume ás luzes, tem todos os sistemas de controle e injecção, arrefecimento, A/C, bombeamento de combustivel, etc, e o arranque onde se também consome muito. conheço uma pessoa que fez uma experiência engraçada, adicionou uma bateria maior que a que o carro tem em paralelo, e desligou electricamente e mecanicamente o alternador, as baterias eram carregadas em casa todos os dias e media o gasto, a poupança de combustivel era de quase um litro aos 100kms, o consumo de electricidade nas baterias era irrisório em relação à poupança de combustivel. A experiência foi abandnada porque as baterias auto não estão preparadas para descargas menores de 80 %, como tal elas não iriam durar muito tempo nessa situação.
Pronto já estamos em sintonia.
Onde queria chegar é que o acto isolado de acender apenas os médios não pode provocar um aumento do consumo de 10%.

Mudando de assunto:
Quantos kms já leva a Bereco Evo? Alguma incidência negativa até agora?
Esse pneu de trás é que teve uma duração muito curta!!!
Antigo 30-08-09, 11:37:35   #18 (permalink)
75 cc

Por Defeito

Citação:
Pronto já estamos em sintonia.
Onde queria chegar é que o acto isolado de acender apenas os médios não pode provocar um aumento do consumo de 10%.

Mudando de assunto:
Quantos kms já leva a Bereco Evo? Alguma incidência negativa até agora?
Esse pneu de trás é que teve uma duração muito curta!!!
Sim, mas as luzes na minha scooter é o maior consumo, num veiculo com motor de combustão é o menor em relação a todos os outros, era a este ponto que queria chegar, peço desculpa se não me fiz entender.

Neste momento tem 3810 kms, a única incidência negativa foi o travão detrás que não estava bem afinado e aquecia um pouco o disco e travava mal, agora está bom. Até agora é meter electrões caros da edp, alguns a favor do Sol e outros dos amigos e sempre a fundo, não dá uma velocidade estonteante, mas é muito divertida de conduzir, se quiseres experimentar marca um test-drive na ecomotores.
Antigo 30-08-09, 11:59:22   #19 (permalink)
125 cc

Gavela's Avatar

Por Defeito

Citação:
Sim, mas as luzes na minha scooter é o maior consumo, num veiculo com motor de combustão é o menor em relação a todos os outros, era a este ponto que queria chegar, peço desculpa se não me fiz entender.

Neste momento tem 3810 kms, a única incidência negativa foi o travão detrás que não estava bem afinado e aquecia um pouco o disco e travava mal, agora está bom. Até agora é meter electrões caros da edp, alguns a favor do Sol e outros dos amigos e sempre a fundo, não dá uma velocidade estonteante, mas é muito divertida de conduzir, se quiseres experimentar marca um test-drive na ecomotores.
Até tinha alguma curiosidade.
A minha deslocação diária totaliza cerca de 80 kms e parte deles em AE...penso que ainda não será a alternativa para mim!
A minha esposa que faz apenas 15 km/dia e em meio urbano é que poderia optar por um modelo destes ou até de inferior potência/preço...mas ela não está virada para as duas rodas.
Antigo 30-08-09, 13:07:49   #20 (permalink)
250 cc

Serzedo's Avatar

Data de Registo: Aug 2008
Envie uma mensagem via MSN para Serzedo
Por Defeito

Excelente seria ter um sistema que fizesse como os carros híbridos, carrega a bateria usando o atrito dos travões e desaceleração

"V"
Serzedo está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico
Pesquisar neste tópico:

Pesquisa Avançada

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 13:03:58.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.